Alemanha comemora 132 anos do automóvel

triciclo Benz

O carro está aniversariando. A Alemanha comemorou na semana passada os 132 anos da primeira patente de um veículo automotor.

No dia 29 de janeiro de 1886 o engenheiro Karl Benz, desenvolveu um motor à combustão numa oficina ao lado de sua casa, na cidade de Mannheim. Era um motor de combustão interna de um cilindro e de 0,9 litro. Capaz de render uma potência de 2/3 de HP a 250 rotações por minuto.

A potência do primeiro automóvel do mundo, portanto, era de menos de um cavalo. O motor foi montado em um triciclo, também desenvolvido por Karl Benz, veículo que se tornou icônico, como o primeiro carro do mundo: com rodas traseiras enormes e a dianteira pequena, com um banco alto e uma manivela que controlava a direção da roda dianteira.

Berta, mulher de Karl Benz, foi quem protagonizou a primeira viagem de carro: conduziu o veículo até a casa dos seus pais, com o objetivo de conseguir deles dinheiro para investir da primeira montadora do mundo.

A viagem de 96 quilômetros durou cinco horas, mas o sacrifício valeu: o investimento foi feito e permitiu a produção do primeiro lote de 25 unidades.

Benz registrou seu invento e ignorou a experiência de Gottlieb Daimler, que muito perto da sua casa
estava também desenvolvendo o mesmo projeto.

Logo em seguida, Daimler lançou o seu carro, um quadriciclo e só 39 anos depois, em 1925, os dois engenheiros fundiram suas fábricas, nascendo a Daimler Benz, que atuou até 1998. Hoje a empresa se chama simplesmente Daimler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br