Carros e estradas agora podem conversar

Jaguar desenvolve tecnologia para conectar o carro à estrada

A Jaguar Land Rover começou a testar tecnologia inédita para carros conectados no Reino Unido. O projeto pretende conectar carros e estradas via wifi, redes móveis e redes de fibra ótica, isso significa que os carros vão “conversar” entre si e com as estradas.

A infraestrutura vai permitir que o carro “veja” mais longe e “fale” com outros veículos; as estradas vão avisar quando houver congestionamento, obras na pista e mostrar quando o carro da frente freou, tudo para uma condução mais segura.

Os primeiros carros conectados já estão sendo testados nas rodovias, com tecnologia implantada no Discovery Sport, Range Rover e F-Pace. O sistema funcionará tanto na direção manual quanto autônoma desses veículos.

O projeto, chamado de UK Cite (Ambiente de Transporte Conectado Inteligente) vai custar mais de sete milhões de libras e o plano é implantar mais de 60km de estradas conectadas e, com isso, se preparar para a chegada dos carros autônomos.

A marca também está desenvolvendo um centro de TI e engenharia em Manchester, na Inglaterra, para trabalhar outras tecnologias.

Os cuidados ao dirigir na estrada

Muitas vezes você está na esquerda, na velocidade máxima prevista para aquela via. E vem um sujeito dando farol pra você sair da frente.
O certo é ir para a direita, deixar a pessoa passar.
“Mas ele vai andar acima da máxima permitida”.
Problema dele.
Pode ser uma emergência.
Sua obrigação é deixar a esquerda livre.

Outra situação comum que você encontra é gente que não está acostumada a pegar a estrada. A pessoa fica na faixa da esquerda a uma velocidade baixa e a pista da direita fica livre, com um caminhão ou outro.

Saiba que você pode andar na máxima usando a pista da direita.

A velocidade máxima é para a rodovia como um todo e não para a pista da esquerda. Se a máxima é 120 km/h você pode andar a 120 em qualquer das pistas. Claro, desde que elas estejam livres pra isso.

300x250_40k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br