Cummins investe em inovações tecnológicas

AEOS unveiling

AEOS unveiling

Está nascendo o primeiro caminhão elétrico do mundo. Já tem carro, ônibus, equipamentos, mas caminhão movido a eletricidade o primeiro é o AEOS (Eios), cujo protótipo foi apresentado na semana passada numa conferência internacional em Columbus, nos EUA.

Estava mais do que na hora da tecnologia elétrica produzir um caminhão. Mas o curioso é que o veículo foi criado pela Cummins, que é o maior fabricante independente de motores a diesel do mundo. Está em 197 paises. No Brasil, fornece motor a diesel pra Ford, Agrale, Volkswagen-MAN, para equipamentos agrícolas e também os setores marítimo e construção civil.

Na busca por sustentabilidade, o mais tradicional fabricante de motor a diesel parte para a eletrificação da produção.

AEOS unveiling

AEOS unveiling

O AEOS (Eios) é 100% elétrico, é um cavalo mecânico 4X 2 com peso bruto total de 33,7 toneladas com capacidade para 20 toneladas de carga. E tem autonomia de 482 quilômetros com uma única carga na bateria.

O caminhão elétrico começa a ser vendido em 2019, quando a Cummins completa 100 anos.

A empresa tem outro programa de motorização de autonomia estendida (híbrido), que é um pouco diferente. O caminhão tem um motor a combustão que carrega a bateria central. Esta sim é que move o caminhão. Esse modelo chega ao mercado em 2020.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira, em Sapo Paulo, quando a empresa detalhou as novidades que vai mostrar na Fenatran, feira de Transportes que começa dia 16 e vai até dia 20 de outubro em São Paulo.

1 comment

  1. Ailton Reply

    Todos somos passiveis de erros mas dizer que o caminhão norte americano é o primeiro do mundo como foi veiculado na radio bandeirantes mostra que lhe faltou informação, e não adianta dizer que é a Cummins e etc etc. Alem de já haver na Europa estudos muito avançados e operacionais com redes aéreas e autônomos ,no Brasil temos alguns caminhões trabalhando na coleta de lixo no interior do estado totalmente elétricos promovidos por uma cia de origem chinesa , basta procurar , esta na internet .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br