Empresas novas entram no velho mercado de carros

Construir um carro hoje é uma tarefa bem diferente do que era há 20 anos. O setor automotivo teve um crescimento muito grande (crescimento tecnológico) e tornou a produção complexa, com a participação de novos atores no mercado.

A cadeia de suprimentos deu um salto substancial: não são mais apenas peças mecânicas, mas sofisticados equipamentos digitais, de alta tecnologia.
A propulsão elétrica, o cuidado com o meio ambiente, a conectividade, estão fazendo com que empresas como Tesla, Uber, Google, Amazon e Cisco se tornem relevantes no setor automotivo e consequentemente mudam a estrutura e a essência do negócio.

Esse novo momento da indústria automotiva é o tema do encontro que reunirá especialistas de vários países na USP.

O tema do 26º Colóquio Internacional do Gerpisa é:

“Quem conduz a mudança, a evolução do setor automobilístico?

Dias 11 a 14 de junho, da Faculdade de Economia e Administração da USP.

A professora Adriana Marotti é responsável pela organização do evento, com os professores Roberto Marx (PRO / Poli-USP), Géry Deffontaines (Gerpisa) e Tommaso Pardi (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e Gerpisa).

Quais são as estratégias e modelos de negócios que esses players implementam para transformar o setor automotivo?

Como eles interagem uns com os outros através da competição, bem como de parcerias, consórcios, fusões e aquisições, lobby e política?

Quem lidera nos campos da inovação: players globais ou players locais; empresas automotivas ou de TIC; produtos e tecnologias ou políticas e regulamentos?

Essas são algumas questões que o evento pretende responder, com palestrantes internacionais como Bruce Belzowski (Universidade de Michigan), Giuseppe Giulio Calabrese (Istituto di Ricerca sulla Crescita Economica Sostenibile), Jorge Carrillo (El Colegio De La Frontera Norte), Takahiro Fujimoto (Universidade de Tóquio), Martin Krzywdzinski (Wissenschaftszentrum Berlin Für Sozialforschung), Tommaso Pardi (Centro Nacional de Pesquisa Científica Gis-Gerpisa), John Paul MacDuffie (Universidade da Pensilvânia) e Valter Sanches (Industrial).

Mais informações sobre o evento: http://gerpisa.org/node/3891

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br