Agência AutoInforme - Os oito carros mais vendidos da Toyota no mercado estadunidense tiveram a sua produção interrompida, depois de terem sido chamados para um recall, na semana passada.
A produção foi suspensa em cinco fábricas onde são produzidos o Avalon, o Camry, o Tundras, o Sequóia, o Corolla, o RAV4, o Matrixe e o Highlander - por tempo indeterminado.
O problema dos carros é no acelerador, que trava ou retorna lentamente, podendo provocar acidente.
As cinco fábricas irão se adequar para receber o novo mecanismo que fará a substituição do pedal do acelerador.
Para o vice-presidente da Toyota na América do Norte, Bob Carter, a interrupção nas vendas e na produção é uma solução até que o problema seja resolvido, "é passo muito importante para a Toyota restaurar a confiança de seus clientes", disse o executivo.
Os aceleradores com defeito foram fabricados no Canadá pela CTS. Foram vendidos dois milhões de carros com defeito.
O Camry foi o sedã mais vendido no mercado estadunidense em dezembro, 34 mil unidades. O Corolla e o Matrix juntos comercializaram mais de 34 mil unidades no mês passado.
O recall pode atingir outros continentes. A Toyota já está analisando os carros que foram vendidos na Europa e na China. Casso seja confirmado, o novo recall atingira outros dois milhões de carros.