Agência AutoInforme - De acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), estima-se que o Brasil tem hoje mais de 32 mil (produção de 1995 a 2006) carros blindados. Em 2006 foram blindados 3.622 veículos, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior, quando o mercado blindou 3.206 carros. Para este ano a associação espera um crescimento ainda maior devido ao mercado aquecido e às vendas, que estão superando todas as expectativas.
Esse mercado, que está cada vez mais em expansão, é responsável também pelo crescimento no número de revendas de carros usados e blindados, principalmente concessionárias aderindo a este novo segmento de vendas.
Mas, a desvalorização de um carro blindado tem se tornado motivo de preocupação para lojistas e concessionários, e principalmente, para o consumidor.
Segundo Rogério Garrubbo, proprietário da Concept Blindagens, o mercado de carros usados e blindados é complicado, e contaminado. Ele afirma que a desvalorização com a qualidade do serviço e aplicação que foi feita na hora da blindagem pode chegar em até 50% do valor do carro na hora da troca. Os carros caem de preço assim como qualquer carro usado, mas com a desvantagem dessa queda ter um percentual maior. Grande parte desses carros, mesmo com apenas dois anos de uso, apresentam defeitos irreparáveis.
Mas é possível comprar um carro zero, saindo da concessionária, totalmente blindado. Algumas revendas em parceria com empresas de blindagem deixam a disposição do consumidor alguns modelos já blindados.

A Volkswagen, por exemplo, em parceria com a Inbrablindados oferece os modelos Touareg, Passat, Bora, Variant, Golf, Polo Sedã, Saveiro e Cross Fox, com motorização 1,6L, blindados com a manutenção da garantia original de fábrica.
Os sedãs médios, considerados pela categoria como carro popular, estão entre a preferência dos consumidores para a blindagem. Um Corolla, por exemplo, que custa em média R$ 70 mil, com a blindagem passa a custar R$ 120 mil.
No ranking, os carros mais blindados são: Corolla (Toyota) Vectra (GM), Pajero (Mitsubishi), Hillux (Toyota) e Passat (Volkswagen).
Os carros abaixo de 90 cv, segundo a Abrabin, não podem ser blindados. A motorização não agüentaria a carga elevada do automóvel.
As mulheres representam 34% dos usuários de veículos blindados. Desse universo, as que têm entre 30 e 39 anos são as que mais utilizam a proteção (24%). Entre os homens, 66% dos usuários deste tipo de carro, a maior concentração está entre os que têm de 40 a 49 anos (28%). Executivos ou empresários representam 73% dos usuários de veículos blindados. A classe artística é a segunda maior, com 7%, seguida pelos políticos e juízes (5% cada).
São Paulo é o estado com o maior número de usuários (67%), seguido pelo Rio de Janeiro (24%). Empatados em terceiro estão Pernambuco e Rio Grande do Sul, com 3% das blindagens e Minas Gerais em quinto, com 1,5%.

Cuidados na hora da compra de um carro blindado usado
Para comprar um carro blindado observe os vidros, eles não podem apresentar bolhas ou trincos, isso reduz a capacidade de absorção aos tiros. Verifique o estado dos amortecedores e freios; devido ao peso excessivo, esses itens sofrem maior desgaste. Fique atento ao nível de blindagem, o nível III é a mais comum no Brasil, sendo segura para armas de mão em geral. Os pneus também fazem parte dos itens a se verificar numa blindagem. Os aros metálicos internos devem estar em perfeito estado, garantindo assim, 15 quilômetros de rodagem com pneus vazios. Verifique o funcionamento dos vidros elétricos. O peso extra da blindagem pode prejudicar a abertura e fechamento. E por fim prefira os carros blindados automáticos, numa fuga, não existe o risco do motor morrer.
Simone Fantini, Agência AutoInforme
Perfil do usuário de carros blindados no Brasil (por profissão)
| Profissão |
% |
| Executivos/Empresários |
63 |
| Políticos |
12 |
| Artistas/Cantores |
8 |
| Juízes |
5 |
| Outras |
12 |
Ranking dos carros blindados no Brasil
| 1º |
Corolla |
| 2º |
Vectra |
| 3º |
Hillux |
| 4º |
Passat |
| 5º |
Fielder |
| Fonte: Abrablin |
|
Números estimados de blindagens de carros no Brasil e a variação percentual a cada ano
|
ANO |
PRODUÇÃO ANUAL |
∆% |
|
1995 |
388 |
|
|
1996 |
686 |
76,8 |
|
1997 |
1.111 |
61,95 |
|
1998 |
1.782 |
60,4 |
|
1999 |
2.497 |
40,12 |
|
2000 |
3.601 |
44,21 |
|
2001 |
4.681 |
30 |
|
2002 |
4.136 |
-11,65 |
|
2003 |
3.123 |
-24,5 |
|
2004 |
3.045 |
-2,5 |
|
2005 |
3.206 |
5,3 |
|
2006 |
3.622 |
13 |
|
TOTAL Geral |
31.878 |
Frota estimada |