“Olhos virtuais” captam medo dos pedestres

Tecnologia da Jaguar identifica nível de confiança das pessoas diante dos carros autônomos

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A Jaguar Land Rover desenvolveu a tecnologia “olhos virtuais” para veículos autônomos. O objetivo é interagir com o pedestre e outros veículos e entender como as pessoas vão confiar nos carros autônomos, uma vez que, estudos feitos pela empresa, mostraram que 60% dos pedestres na Inglaterra questionam a segurança dessa tecnologia.

Para fazer o projeto funcionar, a montadora britânica trabalhou com psicólogos e o apoio do governo inglês, fazendo testes para entender como as pessoas se comportam diante do carro que anda sozinho.

Os “olhos” procuram os pedestres e registram os níveis de confiança através do contato visual, para descobrir se as pessoas têm confiança de que o veículo pararia para elas. A tecnologia identifica essa confiança (ou a falta dela), através da expressão facial e nos movimentos corporais para saber se as pessoas têm confiança de que o veículo pararia em caso de iminência de um atropelamento.

Os testes foram feitos com 500 pessoas em uma rua fictícia na Inglaterra. O projeto está alinhado com os objetivos de longo prazo da marca.

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