Palestra na USP fala de Jornalismo Automotivo

Alunos da ECA são convidados a participar do Prêmio Estudantes de Jornalismo

WhatsApp Image 2018-10-03 at 17.35.40 (1)

Após visita a salas de aula no período da manhã na última terça-feira, dia 3, a equipe da Autoinforme apresentou uma palestra sobre Jornalismo Automotivo no auditório da Escola de Comunicações e Artes da USP no período noturno.

Joel Leite, diretor da Autoinforme, fez uma ampla explanação da importância do Jornalismo Automotivo para a profissão de jornalista, das dificuldades e das oportunidades que os futuros profissionais terão após deixarem a faculdade.

WhatsApp Image 2018-10-03 at 17.35.40

Após a apresentação, respostas a perguntas e discussão com os alunos, o jornalista revelou detalhes sobre o Prêmio, como o convite da Hyundai aos três primeiros classificados de cada categoria a uma visita à fábrica da montadora em Piracicaba, onde é produzido o HB20 e o Creta. Além da visita à Hyundai, a possibilidade de fazer um estágio profissional também animou os estudantes, além, claro, da oferta de ingressos do Salão do Automóvel com o simples envio da reportagem.

Após a palestra foi feita uma visita à turma do sexto semestre, que, por estar fazendo o jornal laboratório da ECA, o Jornal do Campus, não pode participar da apresentação, mas a professora de Jornalismo Impresso, a coreana Yung Park, abriu um espaço da aula para o nosso recado.

André Chaves de Melo Silva

André Chaves de Melo Silva

Quem abriu as portas da Escola de Comunicação e Artes, ECA, para a divulgação do Prêmio Estudantes de Jornalismo foi o professor André Chaves de Melo Silva, jornalista e historiador, coordenador dos cursos de Jornalismo da USP e presidente da Graduação da ECA. Ele falou da importância da participação dos estudantes da USP na premiação:

“Além dos valores intrínsecos, de reconhecer o talento dos estudantes, o Prêmio é importante porque mostra aos futuros jornalistas um caminho para a profissão, indica novas opções de trabalho”, considerou o professor, que é autor do best seller Ensino de História, da editora canadense Cengage Learning.

Jean Gonçalves

Jean Gonçalves

Coordenador do Laboratório de Jornalismo da Agência Universitária de Noticias da ECA, o doutorando Jean Gonçalves, que estuda o Ensino de Jornalismo e a Relação de Gênero, disse que o Prêmio Autoinforme é importante porque “incentiva o aluno a pensar na construção de conteúdo; é uma forma de o estudante começar a construir a sua credibilidade, a sua reputação como profissional”.

“Atualmente o ensino aqui na USP é dotado de muita pratica, temos muitas tarefas de laboratório, não ficamos só na teoria. Mas toda prática interna é diferente de uma participação em um prêmio como esse. É diferente o aluno ter o seu material divulgado fora do âmbito da universidade; dá uma projeção maior”, argumentou o professor Jean.

A produção na universidade é fechada; já o prêmio permite uma oportunidade de produzir conteúdo de relevância; conteúdo que impacta diretamente a sociedade.

WhatsApp Image 2018-10-03 at 17.35.39

Jean lembrou que a importância do prêmio é ainda maior para algumas universidades que não têm uma prática tão habitual, tão refilar como aqui na USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br