Polo 2018 chega para brigar com os líderes

Maior e mais equipado, hatch custa a partir de R$49.990,00

Novo Polo Highline 200 TSI_frentlat_2

Enfim, o Polo 2018 chega ao mercado brasileiro, praticamente ao mesmo tempo que foi lançado na Alemanha, para disputar o mercado na categoria hacth premium, onde estão os campeões de vendas Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além do recém lançado Fiat Argo, que neste mês já se posiciona entre os mais vendidos.

O Polo é um modelo global que chega ao mercado nacional com desenho dianteiro exclusivo, inspirado em pesquisas com clientes brasileiros e com foco na regionalização dos produtos Volkswagen.

Novo Polo Highline 200 TSI_painel

Produzido em cima da nova plataforma modular MQB o carro ficou maior, mais seguro e mais equipado que o modelo fabricado anteriormente. Destaque para as linhas modernas que incluem muitos vincos, deixando o modelo mais elegante e expressivo.

As medidas são 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Em relação ao modelo anterior, o carro ganhou em comprimento (167 mm), entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm), ficando 21 mm mais baixo.

O interior foi desenvolvido para oferecer bom espaço na cabine e o acesso é facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas. O carro conta com vários porta-trecos, console com compartimento de 1,26 litro de capacidade, portas dianteiras com nicho para garrafas de 1,5 litro e portas traseiras que levam garrafas de 1 litro.

Novo Polo Highline 200 TSI_traslat_2

Com 300 litros de capacidade, o porta-malas acomoda bem a bagagem de todos os passageiros; esse volume pode ser ampliado para 1.071 litros, quando rebatido o encosto do banco traseiro.

A Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento do carro e nas mudanças da fábrica Anchieta. O investimento inclui a produção do Virtus, sedã programado para o primeiro trimestre de 2018.

O carro começa a ser vendido em novembro com três opções de motor e duas de transmissão. São quatro versões: Polo 1.0 MPI, Polo 1.6 MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem. Custa a partir de R$49.990,00.

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“A estratégia da Volkswagen é de simplificar a complexidade da oferta de versões, aumentando a competitividade dos modelos da marca, ao mesmo tempo em que dá ao cliente a possibilidade de escolher o veículo que melhor atende suas necessidades” disse o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, Gustavo Schmidt. O dirigente lembrou que os hatches representam mais de 40% dos veículos vendidos no Brasil, daí a importância da presença de um produto com poder de vendas no segmento.

Veja as opções de motorização, acabamento e equipamentos
200 TSI

As versões Comfortline e Highline estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI com transmissão automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, tem potência de 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h (dados com etanol).
A transmissão de seis marchas é do tipo tiptronic. O câmbio oferece opção de trocas manuais sequenciais, com aletas no volante.

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1.6 MSI
O motor 1.6 MSI tem de 117cv com etanol e 110cv com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e155 Nm(15,8kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de velocidade máxima (etanol). Esta motorização está disponível apenas com câmbio manual de 5 marchas

1.0 MPI
O terceiro motor é o 1.0 MPI de três cilindros, mesmo que equipa o Uo. Também combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada e potência máxima de 84cv com etanol a 6.350 rpm e de 75cv a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95Nm(9,7kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm. Com esse motor, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de máxima (etanol).

Todas as versões têm classificação A em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Na versão com motor 1.0 MPI, é capaz de rodar até 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, são 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Equipado com o motor 1.6 MSI, percorre 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina. Os números com etanol são: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada).

O carro percorre, com o motor 200 TSI, 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, percorre 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Todas as versões trazem de série: direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo canivete com controle remoto, além de computador de bordo, para-sóis iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V no console central, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento, regulagem de altura para o banco do motorista, entre outros.

Para as versões 1.0 e 1.6 MSI estão disponíveis dois pacotes de opcionais: o primeiro inclui sistema de entretenimento, volante multifuncional, controle eletrônico de estabilidade e roda de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15. O segundo pacote traz controle eletrônico de estabilidade (ESC).

O Comfortline vem com banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, controle eletrônico de estabilidade, farois de neblina, sistema de entretenimento com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.

Há dois pacotes de opcionais: o primeiro inclui sistema de abertura e fechamento das portas sem uso da chave e partida do motor por botão, controlador de velocidade automático, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com, farol com ajuste automático de intensidade e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16.

O segundo pacote inclui indicador de pressão dos pneus, ar-condicionado digital, câmera traseira, detector de fadiga, sistema de frenagem automática pós-colisão, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional e detalhes em preto brilhante.

A versão Highline ainda traz, de série, partida do motor por botão no console central, controlador de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farois de neblina, luz de condução diurna em led ao lado dos farois de neblina e descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento. Completam a lista de itens de série, banco traseiro com encosto bipartido, ar-condicionado digital, porta-luvas refrigerado, porta-óculos e volante multifuncional revestido de couro.

Como opcionais, o Highline oferece bancos de couro sintético, indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, detector de fadiga, câmera traseira, sistema de entretenimento. O pacote Smartcluster adiciona painel de intrumentos em TFT digital e rodas de alumínio de 17 polegadas, com pneus 205/50 R17.

Agora são cinco hacths na marca: Gol, Up, Fox, Polo e Golf.

Para adequar o catálogo, a marca decidiu enxugar o número de versões de cada modelo. Com isso a maior mudança foi a retirada de linha do Crossfox.

Confira os preços de cada versão:
Polo 1.0 MPI – R$49.990,00
Polo 1.6 MSI – R$54.990,00
Polo 200 TSI Comfortline – R$65.190,00
Polo 200 TSI Highline – R$69.190,00

Luiz Cipolli Junior

4 comments

  1. SISINETT Reply

    POLO COM CARA DE GOL OU GOL COM CARA DE POLO

  2. Oliveira Reply

    Um carro 1,0 custar 50 mil como o povo brasileiro e otario lá fora não passa de 15 mil e porico q essas montadora não abaixa o preco pois se fábrica carrosa nesse país e sempre tem otario pra comprar acorda brasil

  3. Gianfranco tabini Reply

    Creio que o Polo já emplacou visto que ainda nem foi lançado oficialmente e já estão com 1.000 carros encomendados, porém, ele ficou muito parecido com o nosso Gol (ou vice-versa). Será que o consumidor do Polo não ficará aborrecido com isso ? Enfim, se eu pudesse compraria o carro com todos os opcionais, até por que sou suspeito, afinal meu pai trabalhou 26 anos na Volks.

  4. Jose Geroncio dos Santos Reply

    Acredito que haverá compradores para o POLO equipado com motores antigos, mas os preços para os TSI estão assustadores. Provavelmente, quem dispõe de R$ 70 mil tentará um veículo tipo SUV, bem mais aceito pelos usuários e apreciadores de carros.

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