Respeitar os limites de velocidade: 4º Mandamento – Maio Amarelo

velocidade
Quando a autoridade de trânsito estabelece os limites de velocidade numa via, leva em consideração uma série de fatores: as condições do tráfego, se tem escola, se transitam muitos pedestres ou veículos lentos, o tipo de pavimento, volume de uso ou se a pista é simples ou dupla.

Interessante é que é calculada a velocidade já praticada pelos carros na rua e normalmente fica estabelecida a máxima usada por 85% dos veículos.

Importante: o limite de velocidade determinado pela placa é válido desde onde o sinal é colocado até onde houver outra placa que modifique o limite ou se não houver outra placa numa distância de 1 km nas vias urbanas e 10 km estradas ou rodovias.

Existem ruas em que não há sinalização. Nesse caso, a velocidade é:
– 80 km/h nas vias de trânsito rápido, – 60 km/h nas vias arteriais. – 40 km/h nas vias coletoras e – 30 km/h nas vias locais

Isso na área urbana. Nas rodovias (no asfalto) 110 km/h para carro e 90/km/h para caminhão. E nas estradas de terra, 60 km/h para todos os veículos.

Quer dizer: o limite de velocidade não sai da cabeça do engenheiro de trânsito. Ele está calcado sob orientações técnicas e portanto deve ser obedecido. Para a sua segurança e a dos outros.

1 comment

  1. Alvarenga Reply

    Desculpe mas não é o que se ve na pratica. Tem muito “especialista de escrivaninha” ditando regra para algo que ele nem tem noção do que é.
    O grande problema disto é que causa transtornos serios a motoristas que dependem de sua carta para viver. As armadilhas absurdas são muitas, espalhadas pelas ruas, avenidas e estradas. Quem dirige muito sabe do que estou falando. Muitos destes iluminados especialistas provavelmente nem sabem dirigir ou tem experiencia nula de direção, e portanto não poderiam estabelecer algo que não entendem como funciona na vida real.

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