Revisão de férias garante segurança na estrada

Fazer a checagem dos equipamentos obrigatórios evita problemas durante a viagem
Servico_mecânico trabalhando

As férias de final de ano estão chegando, e para aqueles que desejam pegar a estrada com a família, é fundamental fazer a manutenção preventiva do carro.

Com uma boa revisão, se você não elimina pelo menos reduz muito o risco de ficar na estrada. Além do mais, anula o chamado “efeito cascata”, onde o mau funcionamento ou a quebra por desgaste de uma peça pode danificar outras.

Comece pelo sistema de freios: veja se as pastilhas estão novas e se os discos estão em bom estado. Cheque também o nível do óleo lubrificante, a calibragem e o alinhamento dos pneus, os sistemas de suspensão e direção, e o estado da correia dentada, para não correr o risco de danos no motor.

Não esqueça de verificar faróis, lanternas e o limpador do para-brisas, que podem fazer falta da hora da necessidade.
Vale lembrar que se tornou obrigatório manter os faróis acesos nas estradas. Esquecer de ligá-los é uma infração média com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16.

Estar atento aos prazos e orientações das montadoras quanto às revisões é essencial. Isso aumenta a proteção durante a viagem e melhora o desempenho do carro.

Numa viagem longa, só pegue a estrada de estiver descansado. E não deixe pra checar esses itens na hora de abastecer para viajar. Dirija com atenção, sinalize as mudanças de faixa e use a regra dos dois segundos para manter distância segura até o carro da frente.

O que checar:

– Pneus: observe se há bolhas e, se houver, troque-o imediatamente. O pneu nesse estado pode até explodir. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade, eles são essenciais para que seja feita a drenagem correta em caso de chuva, e não esqueça de verificar se o estepe está cheio e em boas condições de uso;

– Suspensão e balanceamento das rodas: observe com atenção se há vibrações ao volante. Atente-se ao pneu cantando, o que pode ser um sinal de desalinhamento. Se notar rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo, leve o carro para fazer os ajustes necessários;

– Fluídos: se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não hesite em substituí-los. Avalie também o nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex);

– Sistema de limpeza dos vidros: confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água;

– Triângulo, macaco e chave de roda: veja se esses itens estão dentro do carro e teste o funcionamento de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br