Tiguan Allspace, a ofensiva da Volkswagen no mundo dos SUVs

Publi Editorial

tiguanallspace (1)

Com o Tiguan Allspace, a Volkswagen inicia a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua história. Trata-se do primeiro dos cinco SUVs que a montadora vai lançar no mercado brasileiro até 2020. É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, o que possibilitou trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento no Brasil.

Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace chega às concessionárias em três versões de acabamento e duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor, entregando alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex. Fabricado em Puebla, no México, o carro tem configurações com cinco e sete lugares.

tiguan all space 4

Outra novidade é o retorno da grife “R-Line” com equipamentos exclusivos, design diferenciado, mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão de sete marchas.

tiguan all space6

O R-Line 350 TSI traz para-choque dianteiro exclusivo, com elemento central em preto brilhante e entradas de ar ainda maiores. Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina, além dos farois de led.

O benefício Revisão de Série estará presente em todas as versões do modelo e as três primeiras revisões (10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24 meses e 30.000 km/ 36 meses) serão grátis, um diferencial na categoria. Nessas revisões estão incluídas peças substituídas, problemas identificados na manutenção, além do valor de mão-de-obra. Para se ter ideia, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465,00.

tiguan all space3

O Tiguan Allspace tem três anos de garantia e cinco opções de cores: uma sólida (branco puro), três metálicas (vermelho ruby, prata snow e cinza platinum) e uma perolizada (preto mystic).

Design – postura inédita com novos benefícios
A nova postura do Tiguan Allspace mostra a evolução no design da marca, com linhas modernas em todas as perspectivas. Na frente, o modelo mescla os dois frisos cromados na grade do radiador, que realçam a robustez, tomada de ar preta na parte inferior e os detalhes posicionados entre os farois de neblina. Cada versão tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis com lentes específicas para cada configuração.

Na lateral, destaque para a linha que acentua o design da janela. O SUV conta com três opções de rodas de liga leve (17, 18 e 19 polegadas), oferecidas de acordo com a versão de acabamento. Todas com visual inédito, tendo como premissas esportividade e requinte.

Na parte traseira, as lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape. Os refletores ficam estrategicamente na mesma linha das lanternas e do escapamento. A iluminação da parte de trás é de led em todas as versões.
O interior do veículo reflete as qualidades que ele tem. Funcional, com vários porta-objetos e itens de comodidade. Inovador, com painel digital estrategicamente inclinado para o motorista. Requintado no acabamento e na qualidade dos materiais.

Com 1,8 mil litro de espaço de carga, o Tiguan tem mais capacidade de carga que outros de sua categoria, além de uma cabine maior do que a da geração anterior. A configuração com sete lugares têm 216 litros de espaço no bagageiro.

O Tiguan Allspace 250 TSI traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo, em desaceleração, atinge velocidade igual ou menor a 7 km/h, economizando combustível. Ao deixar o pedal de freio livre, o sistema aciona o motor automaticamente.

O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração. A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.

Motor

motor tiguan

Nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, o Tiguan é equipado com o motor 1.4l TSI Total Flex. Esse motor é feito na fábrica de São Carlos, São Paulo, e desenvolve 150 cavalos de potência a 5.000 rpm e torque máximo de 250 Nm. As versões utilizam a transmissão DQ250, com seis marchas, imersa em óleo, reconhecida pela sua eficiência e durabilidade.

Ambas as versões têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h (independentemente do combustível utilizado).

O Allspace R-Line 350 TSI traz o mesmo motor do Golf GTI 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm de torque. Além disso, o motor tem duplo sistema de injeção: injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão. Como o sistema pode escolher o tipo de injeção, permite reduzir as emissões diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

Conectividade

tiguan all space

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque de oito polegadas e sensor de aproximação, oferece interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão bluetooth para até dois celulares e três entradas USB.

Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

No quesito segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freios ABS, detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, farois de neblina, sistema para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros. Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta o teto solar panorâmico, opcional livre para todas as versões.

Inovação e tecnologia

tiguan all space2

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega para se tornar referência em seu segmento em inovação. O modelo traz de série o painel de instrumentos digital, sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, controle adaptativo de velocidade, seleção de perfil de condução, sistema de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão, entre outros.

Seleção de perfil de condução

tiguan all space1

O sistema de perfil de condução, por meio de uma chave seletora localizada no console central, permite ao motorista trocar os sistemas de assistência à condução em questão de segundos com uma simples operação manual para se adaptar à situação mais precisa de rodagem. Esse sistema permite escolher quatro modos de condução: normal, neve, off road e off road individual.

Basta colocar a chave na posição desejada e apertar o meio da chave seletora localizada no console central. À direita estão os perfis urbanos e, à esquerda, os off road. Quando o motorista pressiona o controle em um desses modos, um menu aparece na tela sensível ao toque indicando o modo selecionado.

No modo Normal é possível escolher entre quatro perfis: Eco, que privilegia a economia de combustível, Normal, que mantém os ajustes de fábrica, Sport, para uma condução mais esportiva, e Individual, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

No modo Neve (que também pode ser aplicado em situações de chuva ou terrenos de terra batida,) são ajustados o gerenciamento da transmissão, a resposta da direção e a assistência dos farois. Esses mesmos itens são adaptados para o fora de estrada quando se opta pelo modo Off Road, que regula também os assistentes de subida, descida e de auxílio ao estacionamento. A opção Off Road individual permite ao condutor ajustar os assistentes de condução da forma que preferir.

Manual cognitivo

tiguan all space 5

A Volkswagen continua seguindo o caminho da conectividade e digitalização. Depois do Virtus, é a vez do Tiguan Allspace oferecer o “manual cognitivo” para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o veículo poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do para responder as questões em português e espanhol – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

#PubliEditorial
#Volkswagen
#TiguanAllSpace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste site é propriedade da Autoinforme - Agências de Informação do Automóvel S/C LTDA
É proibida a reprodução, cópia, republicação, redistribuição e armazenamento por qualquer meio.
Para obter autorização da reprodução do conteúdo LIGUE para (11) 5535-6294 | Email:autoinforme@autoinforme.com.br