– Pesquisa feita pela Unilever revela que o apoio a empresas engajadas é maior no Brasil do que em países desenvolvidos

Toyota_APA

Um de cada três consumidores do Brasil, Índia, Turquia, EU e Reino Unido disse que prefere marcas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. A pesquisa foi feita pela empresa Europanel, a pedido da Unilever, que ouviu 20 mil pessoas nos cinco países.

O levantamento mostrou que os consumidores brasileiros, turcos e indianos são os que mais consideram as questões sociais e ambientais na decisão de compra: enquanto 53% de consumidores no Reino Unido e 78% nos EUA afirmam se sentir melhor quando compram produtos fabricados de maneira sustentável, essa porcentagem aumenta para 88% na Índia e para 85% no Brasil e na Turquia.

Segundo os pesquisadores, a exposição direta ao impacto negativo de práticas empresariais insustentáveis (falta de água e energia, escassez de alimentos e qualidade de ar inferior) e o poder de influência de familiares, amigos e filhos para a compra de produtos mais verdes e socialmente responsáveis seriam prováveis motivos pelo maior engajamento do consumidor em economias emergentes.

O estudo feito com base na pesquisa revela que as empresas têm boa oportunidade de negócio ao investirem em sustentabilidade e no marketing de apoio ao meio ambiente: 21% dos entrevistados disseram que escolheriam marcas que comuniquem melhor seu apoio à sustentabilidade em embalagens e campanhas de marketing. Segundo a Europanel, isso representa um potencial de cerca de quatro bilhões de reais em relação a um mercado total de bens sustentáveis.

A indústria automobilística desenvolve diversos projetos sociais e ambientais e fazem deles um espelho da sua atuação em apoio à sustentabilidade.

Entre os mais importantes, destaque para

Poço de Carbono da Peugeot: recuperação de área devastada com plantação de árvores nativas e espécies exóticas no município de Alta Floresta, no coração daAmazônia.

Cooperárvore: cooperativa da Fiat (FCA) que faz parte do Projeto Árvore da Vida, programa social desenvolvido pela empresa em parceria com a ONG AVSI Brasil em Betim (MG). Ao longo de uma década, foram reutilizadas 25 toneladas de materiais da indústria automotiva e na comercialização de 234 mil produtos, no Brasil e no exterior.

Parque eólico da Honda: com o objetivo de buscar alternativas para reduzir os impactos ambientais de suas operações e produtos, a empresa montou um parque eólico na cidade de Xangri-Lá, Rio Grande do Sul. A energia produzida equivale a todo o consumo da fábrica de Sumaré, no interior paulista.

Estrela da Manhã: projeto da Mercedes-Benz para o desenvolvimento profissional dos aprendizes na escolha de suas carreiras, por meio de cursos e palestras. O programa é realizado com os estudantes que ingressam na fábrica de São Bernardo do Campo. O projeto já beneficiou mais de 100 jovens.

O Trânsito e Eu: projeto da Renault voltado para educação de trânsito para criança, presente em Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá no Paraná, Pelotas (RS), Itu, São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo. A alcança 380 escolas e beneficia 47 mil alunos. Faz apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos.

Costa dos Corais: Projeto da Toyota que luta pela preservação ambiental de 413 mil hectares entre três municípios de Pernambuco e dez de Alagoas, numa parceria entre a Fundação Toyota, Instituto Chico Mendes e Fundação SOS Mata Atlântica. A ação conserva recifes de corais, protege as áreas de manguezais e preserva o habitat do peixe-boi-marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção.

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Keith Weed, chefe de Marketing e Comunicações da Unilever, que solicitou a pesquisa, disse que o levantamento confirma que a sustentabilidade é um incremento desejável para os negócios. “Para obter êxito global, especialmente em economias emergentes, as marcas precisam ir além das áreas de foco tradicionais como desempenho de produto e acessibilidade. Precisam agir depressa para demonstrar suas credenciais sociais e ambientais e mostrar aos consumidores que, além de bem geridas, são confiáveis no que tange ao futuro do planeta e das comunidades”, disse o executivo.

A Unilever confirmou que as marcas da empresa que têm um propósito social ou ambiental – Dove, Omo, Hellmann’s, Lifebuoy, Vim e Ben & Jerry’s – tiveram crescimento acima da média em 2015.