– As três grandes foram as que mais perderam

Honda_HRV_frentlat_2

Graças principalmente ao sucesso que o HR-V vem experimentando nesses dois primeiros meses após o seu lançamento, a Honda obteve o melhor desempenho de vendas este ano, entre todas as marcas nacionais e importadas que atuam no País.

De janeiro até a última sexta-feira a marca japonesa vendeu 55.739 unidades, contra 47.559 no mesmo período do ano passado, o que lhe rendeu um aumento de participação de 1,7%. A empresa tinha 3,8% no ano passado e agora tem 5,5%.

Toyota (+1,5%), Ford (+1,4%) e Hyundai (+1%) também tiveram aumentos de participação bastante expressivos.

Outras marcas que obtiveram crescimento foram Nissan, Jeep, Mercedes-Benz, Audi, Renault e BMW. Observe que, com exceção da Renault e da Ford, todas as marcas que cresceram atuam apenas no segmento médio e premium.

Já as que mais perderam este ano foram as marcas de grande volume, que atuam principalmente no segmento de entrada, onde estão os carros mais baratos.

A Fiat foi a que mais perdeu: tinha 22% e neste ano está com apenas 18,9%. A Volkswagen perdeu 1,8% e a GM 0,9% do bolo do mercado.

Apenas na última sexta-feira, com atraso de 18 dias em relação ao ano passado, as vendas atingiram um milhão de unidades no mercado interno.

Veja no quadro as 40 marcas que mais ganharam e mais perderam participação este ano.

Quem mais cresceu, quem mais perdeu

comparativo_2014x2015