– Líder, a GM foi a marca que mais conquistou participação no semestre; veja Quem Ganhou e Quem Perdeu

Líder há três anos, a GM continua se distanciando das concorrentes (veja Quem Mais Vendeu no semestre) e confirmando sua condição de marca mais vendida no Brasil. Com 222.056 licenciamentos (só de Onix foram 116.911: veja os mais vendidos no semestre), a estadunidense foi a que conquistou a maior fatia de mercado no primeiro semestre do ano: foram 31.653 carros a mais do que no mesmo período do ano passado, o que lhe garantiu um aumento de 0,9 ponto percentual, encerrando o período com 17,8% de participação. O volume é quatro vezes maior do que todas as vendas da Caoa Chery (8.531 unidades no semestre), a marca que mais cresceu percentualmente, com aumento de 276% (veja quadro).

Ainda bem que a GM não saiu do Brasil, né?

Renault e Fiat (0,7 ponto percentual) e Caoa Chery e Jeep (0,5pp) também tiveram aumentos significativos. A Renault vendeu 112.856 unidades, 18.933 a mais do que no primeiro semestre do ano passado; a Fiat vendeu 25.059 a mais, num total de 171.440 este ano. A Caoa Chery vendeu 6.265 carros a mais e a Jeep 11,5 mil.

Cresceram também a Citroën (0,2pp), Toyota (0,2pp) e Volkswagen (0,1pp), além da MAN, que conquistou 0,1pp com seu Furgão TGE. Todas as demais 33 marcas que atuam no mercado brasileiro não conquistaram participação ou perderam espaço no primeiro semestre: algumas delas tiveram aumento de vendas, mas num volume insuficiente para conquistar participação de mercado (veja Quem Mais Ganhou).

Algumas marcas aumentaram as vendas, mas não acompanharam o crescimento do mercado, portanto, perderam participação, caso da Hyundai, que embora tenha aumentado em 2,7% as vendas no semestre, por causa do seu grande volume de vendas, perdeu 0,6pp de participação.

Outras marcas perderam no volume de vendas e também participação, caso da Ford, a que mais perdeu este ano: a montadora vendeu 103.620 unidades, 3.144 carros a menos que no primeiro semestre do ano passado: teve uma evolução negativa (-2,9%) e perdeu 1,2 ponto percentual. E também a Nissan, que vendeu 2.586 carros a menos (apenas 43.994 este ano), 5,6% a menos que em 2018 e perdeu 0,6pp. Perderam também Kia, Peugeot, Mercedes-Benz e Audi, entre outras: veja Quem Mais Perdeu. E a Honda, que vendeu praticamente o mesmo volume nos dois períodos, perdeu 0,6pp.

Comparativo 1º semestre
2018 x 2019

Ranking de vendas por marca no semestre

Quem ganhou, quem perdeu