– Quarta no ranking, coreana passa a Ford e fica a 4,7 pontos da Volkswagen em outubro

HB20 HATCH LAGOA FINAL

Há alguns anos, no final de 2012, quando um consultor me disse que a Hyundai seria líder de mercado, eu não duvidei. A marca estava em sétimo lugar no ranking; para ser a líder entre as montadoras novas teria que passar a Toyota e a Renault. Não seria uma tarefa tão árdua para a empresa que já tinha duas linhas de produção no Brasil, em Anápolis e em Piracicaba, além da boa aceitação dos importados trazidos pela Caoa.

“Você não está entendendo – corrigiu o consultor –, a Hyundai vai ser líder do mercado brasileiro”.

Deixei o encontro com um sorriso no canto da boca, mas aquela premonição não me saiu da cabeça. A dúvida perdurou até agora, quando a Hyundai obteve um feito histórico, fechando o mês de outubro como a quarta marca mais vendida no Brasil e deixando para trás a Ford, que junto com as outras três marcas tradicionais, manteve um antes intocável grupo de elite dos fabricantes brasileiros.

Claro que muita coisa deve ser ponderada, como o momento de baixa no mercado, dificuldades pontuais das concorrentes e mesmo o índice de participação no mês, de 9,1%, que fica abaixo da média histórica obtida pela Ford. Mas essa conquista indica uma mudança significativa da disputa por participação do mercado brasileiro. Porque ela quebra o tabu estabelecido pelas quatro grandes, ou, no mínimo, amplia o grupo de elite para “as cinco grandes”.

Se é verdade que a Ford marcou em outubro um dos menores índices, 8,8%, é verdade também que a posição da Hyundai é consistente e ficou, no mês, a menos de cinco pontos percentuais (4,7) abaixo da Volkswagen, a terceira colocada, que obteve 13,8%.

A Hyundai cristaliza a tendência verificada nos últimos anos de crescimento das montadoras novas e a retração das tradicionais. A líder Fiat perdeu a ponta para a GM no mês, ficou com 15,9% das vendas, contra 16,4% da concorrente. Um péssimo desempenho considerando que no ano passado a marca italiana alcançou 21%.

Com operações distintas – HMB e Caoa – a Hyundai oferece no mercado brasileiro um catálogo amplo de carros de passeio e comercial (além do caminhão HD 78). Veja abaixo o quadro de vendas dos modelos Hyundai em outubro.

A Hyundai Motor Brasil produz em Piracicaba os dois mais vendidos da marca, o hatch HB20, segundo colocado no ranking geral (atrás apenas do Ônix, veja lista), com 9.748 unidades no mês, e o HB20 sedã, 14º na classificação geral, com venda de 4.578 unidades.

A Caoa produz na fábrica de Anápolis os utilitários esportivos IX35 e Tucson e ainda o comercial leve HR, e importa os sedãs Elantra e Azera, o hatch médio I30 e o utilitário esportivo Santa Fé.

Também atingida pela crise, a empresa está conseguindo manter um bom volume de vendas, com 160,5 mil unidades de janeiro a outubro, e uma queda (-10%) bem menor do que a média do mercado, que encerrou outubro com -23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ranking Hyundai 
out/15
1) HB20 9.748
2) HB20S 4.578
3) IX35 877
4) Tucson 607
5) HR 429
6) Elantra 281
7) Santa Fé 190
8) I30 124
9) Azera 88