Sedã de luxo da Honda chega no segundo semestre

A Honda apresentou nesta sexta-feira (9/4/20) a nova versão do seu sedã de luxo, o Accord, que traz a tecnologia e:HEV, híbrida, com dois motores elétricos de alta eficiência e um motor a combustão.

O carro recebeu mudanças externas, na frente e na traseira, novo sistema de áudio, carregador de celular por indução mais eficiente e outras melhorias.

Em relação a tecnologia e segurança, veio com frenagem automática em manobras de baixa velocidade, controle cruzeiro adaptativo e indicador de peso no banco traseiro, para o motorista não esquecer um pacote ou mesmo uma criança.

O Accord e:HEV é o primeiro dos três modelos híbridos que a Honda vai lançar no Brasil até 2023.

O carro chega no início do segundo semestre.

Com o dois motores elétricos de alta eficiência e um motor 2.0 a combustão, o Accord proporciona uma aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional, segundo a fábrica.

Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.

O terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em baixa velocidade. O motor a combustão opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

O Accord híbrido faz 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Vem com rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido.

Vem com ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) -sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.

Tem também assistente de estabilidade com controle de tração, freios ABS com reforço eletrônico de frenagem, monitoramento da pressão dos pneus,  airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.