“Caminhão digital”. É assim que a Mercedes Benz classifica a nova geração do Actros que é marcada por novas tecnologias e conectividade.

A primeira novidade é o painel digital com duas telas de 10,25 polegadas cada. A primeira tela mostra o velocímetro e todas as funções vitais do caminhão. A segunda é a tela multimídia que faz espelhamento do celular e controla funções como a temperatura do ar-condicionado, regula as luzes internas e externas do caminhão.

O volante do Actros tem botões de fácil acesso às funções do caminhão e um mouse touchscreen para controlar a tela multimídia sem precisar tirar a mão do volante, o que ajuda a manter a atenção do motorista na estrada.

Entre os itens de segurança de série estão o assistente de frenagem, sensor de radar e de obstáculo, freio de emergência, assistente de fadiga, assistente de ponto cego com sensores de presença e regulagem automática do farol. Além da chave inteligente e do carregamento de celular por indução.

A cabine do Actros foi redimensionada e agora tem 1,84 de altura. A cama tem 2,20 metros de altura e 75 centímetros de largura.

Os bancos têm regulagem a ar e o volante é flexível, pode ser reposicionado em altura e profundidade para se adaptar ao motorista.

Outra novidade do Actros é a nova versão semipesada com eixo 4×2 para aplicação logística. Além desta, tem uma versão 6×2 e duas versões 6×4, sendo que uma delas tem suspensão DLT, que suspende um eixo do caminhão e faz ele virar um 4×2, gerando economia de combustível, de pneu e de pedágio nas estradas brasileiras.

As duas versões 6×4 têm 510 cavalos de potência. Nas versões 6×2 e 4×2 as potências são de 480 e 450 cavalos respectivamente.

O Actros tem três modos de condução: o modo economy preza pela economia de combustível, no modo standard há equilíbrio entre potência e economia, já no modo Power o caminhão usa toda a potência e não economiza, mas quando o caminhão percebe que não precisa mais usar tanta potência, volta automaticamente para o modo economy.

A Mercedes refez a aerodinâmica do Actros e com as novas linhas, somadas às novas tecnologias de condução, o caminhão pode economizar até 12% de combustível.

Além das tecnologias dentro da cabine e na segurança, a Mercedes investiu em aplicativos de monitoramento de frota no celular e no computador, feitos para frotistas e motoristas. O objetivo é diminuir as paradas de manutenção, uma vez que o aplicativo mostra quais problemas precisam ser resolvidos no caminhão antes que quebre e dê um prejuízo maior ao frotista.

O motorista também pode acompanhar pelo celular o desempenho que teve em cada viagem, economia de combustível, tempo de viagem e recebe dicas de como melhorar a direção.

Com tantas coisas novas, a Mercedes se compromete até a treinar os motoristas para usar os novos caminhões.

Por Kalyne Rannieri