Com o novo câmbio CVT de nove marchas o Arrizo 5 ganhou em torque, retomada de velocidade e reduzi o consumo e as emissões. A economia de combustível é considerável: 11% a menos do que o gasto com o câmbio anterior, também CVT, mas de sete marchas. O carro passou da categoria C para a B do Inmetro graças ao novo equipamento.

Com a atualização, o Arrizo 5 passou a ter torque máximo de 21,4 Kgfm, ante os 19,4 Kgfm anteriores. Tudo isso graças ao casamento com o motor 1.5 turbo, que continua o mesmo, com potências máximas 150 cv, quando abastecido com etanol e 147 cv com gasolina

O Arrizo 5 fabricado no Brasil, na unidade de Jacareí, passa a contar com novas versões: RT e RTS, substituindo a RX e RXT. Ambas ganharam freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. O painel de instrumentos também foi atualizado e agora possui display colorido e funções redesenhadas. A versão topo de linha, RTS, recebeu ainda novas rodas, única mudança no visual que diferencia o modelo 2020 do 2021.

Os itens de série também são os mesmos do modelo 2020, ou seja: sistemas keyless de partida sem chave e sistema multimídia de 8 polegadas com espelhamento Android e Apple Carplay, além de controle eletrônico de estabilidade e tração, quatro airbags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sistema Isofix de fixação de cadeirinha. No quesito conforto, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico e câmera de ré são os destaques.

O modelo não tem opcionais em seu catálogo. Na versão topo de linha RXT, acrescenta-se rodas de 17 polegadas, banco de couro, airbag lateral e de cortina, descansa braço e teto solar elétrico.

O Arrizo 5 custa R$ 74.590,00 na versão RT e R$ 83.590,00 na versão RTS. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

O Arrizo 5 concorre com o Honda City, o Toyota Yaris e o Volkswagen Virtus.

Luiz Cipolli Junior, de Nova Odessa