As artimanhas do mercado para ludibriar o consumidor.

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Dia desses a Caixa Econômica Federal lançou uma linha de crédito para, segundo o banco, facilitar a compra de moto ao consumidor. Legal, né? Juros de 1,75% e sessenta meses para pagar.

Mas não é bem assim: os juros não são de 1,75%, mas A PARTIR DE 1,75%. A PARTIR DE é uma falácia que significa, no caso, que os juros não podem ser MENORES do que esse índice, mas MAIORES, até o infinito.

E o pagamento não é exatamente em 60 meses, mas ATÉ sessenta meses. Essa outra falácia significa que 60 meses é o prazo máximo, mas ninguém garante que o banco vai oferecer esse prazo ao cliente. O programa da instituição financeira citada, por exemplo, prevê financiar ATÉ 90% do valor da moto. O “até” dá margem ao banco financiar quanto quiser, 80%, 60%, 40% ou 1%.

As pegadinhas do mercado no varejo vão além: a conjugação do verbo no condicional é uma ferramenta muito utilizada nas campanhas publicitárias e pode levar o consumidor ao engodo: “o prazo de financiamento PODERÁ chegar a 60 meses”.

Na comunicação escrita, anúncios de jornais e revistas e mesmo na mídia digital, o vilão é o asterisco, sim, a estrelinha que, oficialmente, dá uma explicação. Mas nas mãos dos publicitários, muitas vezes o asterisco significa “isso é mentira”.

Lá no pé da página, em letrinhas microscópicas, o asterisco revela a verdade: você vai descobrir que o preço do carro não é exatamente os R$ 39.990,00 grafados com destaque no anúncio, mas R$ 5 mil, R$ 10 mil a mais. Sim, existe o carro de R$ 39.990,00, mas ele é bem diferente da foto que aparece na propaganda: não tem pintura metálica, rodas de alumínio, câmbio automático, bancos de couro etc.

As tentativas de atrair o consumidor têm infinitas artimanhas e estão em todos os setores da economia. Quantas vezes você não se animou em comprar um apartamento com uma pequena entrada e prestações de R$ 2,5 mil? “Poxa, uma prestação dessas dá pra pagar”. Mas o asterisco mostra que, após a entrega da obra, a prestação sobe para R$ 8 mil. A estrelinha vilã revela também que os 102 m2 anunciados se transformam em 66 m2, descontada a área comum do condomínio.

E a viagem dos sonhos? “Amã, Jordânia, via Dubai, USD 1.935,00”. No pé da página, corpo cinco, o aviso: preço válido somente de 12 a 18 de setembro, permanência mínima 15 dias, taxa de embarque não incluída. Tarifa sujeita a alteração sem aviso prévio.
Na venda do carro, do apartamento ou da pizza de domingo, a estratégia é a mesma: depois de recortar, durante 12 semanas, o cupom impresso na caixa que dá uma pizza de presente para o freguês fiel, o asterisco revela que a promoção só é válida para dia de semana, de terça a quinta, das 15h às 17h, e só de mussarela.
Portanto, muito cuidado com as artimanhas da publicidade. E fuja dos asteriscos.