Com grau 4 de autonomia, veículo faz rotas em ambientes internos e controlados

 

O Eco Tech 4, veículo autônomo e elétrico desenvolvido no  Brasil, já está em circulação, conforme anunciou a Hitech Electric, empresa de soluções em mobilidade urbana. O nível de automação é 4 (do máximo de 5), ou seja, entre outras coisas ele detecta obstáculos numa distância de 50 metros com uma precisão de localização de 10 centímetros e o tempo de reação do equipamento é de 100 milésimos de segundo.

O veículo pode ser controlado de forma remota por meio de aplicativo de celular, chega a 50 km/h e tem autonomia de 100 km. Tem espaço para dois passageiros.

Para o projeto a Hitech Electric fez parceria com Positivo Tecnologia e a Lume, que projetou a inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O carro será vendido para uso em empresas, inicialmente apenas para ambientes internos, como fábricas, universidades, clubes, resorts, com contrato de locação. Por enquanto ele anda sem motorista apenas por regiões mapeadas, por isso não requer preparação especial da infraestrutura viária nem utiliza GPS.

Ele reconhece obstáculos estáticos e móveis, como sarjetas, muros, postes, pedestres e outros veículos. Dessa forma, prioriza decisões de direção e balizamento, além de realizar as ações adequadas de acordo com o tipo de barreira encontrada.

O carregamento é feito em tomada de força comum, de 110 V ou 220 V, com carga total em seis horas.