Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente da Basf

Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente da Basf

A Basf, fabricante de tinta para carros, atua muito além do setor de transportes. Em encontro recente em São Paulo a empresa reuniu representantes de quatro setores – construção, higiene e Saúde e energia e recursos, além de transporte – para apresentar seu portfólio, que tem mais de oito mil produtos com 60 mil aplicações.

“O evento teve a intenção de ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de negócios que a Basf pode oferecer. Essa estratégia tem sido uma ferramenta importante para alavancar novos negócios”, disse Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente da empresa.

Um dos princípios estratégicos da empresa para soluções ao meio ambiente é “transformar a química para um futuro sustentável”: a empresa desenvolve produtos que aliam alta performance ao baixo impacto ambiental.

“A população da Terra deverá aumentar para nove bilhões até 2050. Se não mudarmos nossa relação com o consumo, em 2050 a demanda por recursos será três vezes maior do que o planeta pode fornecer. Temos o desafio de satisfazer as necessidades de uma população em expansão e acreditamos que a química pode servir como um facilitador, fornecendo soluções inteligentes”, diz Lacerda.

Indústria automobilística
A Basf desenvolve materiais e soluções para a produção de veículos mais eficiente e com menor impacto ambiental. Segundo a empresa, a química vai desempenhar um papel ainda maior no futuro, uma vez que contribui significativamente para a resolução dos desafios de mobilidade. E espera que o teor químico dos carros aumente ainda mais como resultado das tendências da indústria, como a redução de emissões, construção leve, conectividade, eletromobilidade e a constante pressão para a diferenciação do produto.

Em 2016, as vendas para o setor automotivo foram de R$ 33 bilhões, 17% das vendas do grupo, em catalisadores, tintas, plásticos, fluidos e baterias.