– Versão Fifty, comemorativa a 50 anos de historia , custa R$ 297 mil

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A expressão “não é mais o mesmo” na maioria das vezes indica que está pior. Não é o caso do Camaro, cujas mudanças na linha 2017 revelam que ele deixou de ser aquele velho carrão americano de muita potencia, pouca assistência e acabamento simples para se tornar um carro com visual moderno, interior com acabamento mais requintado, novos recursos tecnológicos, chassis mais leve e novo motor V8 de 461 cavalos, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

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Esportivo de maior sucesso no mercado brasileiro (cinco mil unidades emplacadas em cinco anos), o Chevrolet Camaro apaga essa impressão e parte para a conquista de clientes de marcas européias.

Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.

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A sexta geração do modelo é totalmente reformulada, mas mantém a identidade visual dos “Muscle Cars”. Destaques para o novo conjunto ótico com luzes diurnas de led , novas molduras nos faróis e grade e do para-choque mais robusto.

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Na traseira, tem lanternas horizontais com iluminação também em led e novo aerofólio, que garantiu um aumento de 50% no downforce traseiro (aumenta a estabilidade). O para-choque e as duas saídas de escape também têm novos desenhos.

Até o teto passou por mudanças significativas. Seu processo de montagem é feito por meio de solda a laser, eliminando a necessidade de canaletas e outras peças complementares, garantindo melhor acabamento e menos peso.

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Enquanto o cupê tem teto solar elétrico, o conversível ganha capota com acionamento retrátil, agora completamente automático (antes era manual): a operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h).

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O interior do Camaro 2017 está mais refinado. Tem painel adaptativo, display holográfico (a imagem é refletida no parabrisa), multimídia com todos os sistemas de conectividade, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado de duas zonas e partida remota da ignição.

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As mudanças não ficaram só na estética; aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve, devido ao uso de materiais nobres, como o aço de alta resistência e alumínio em diversos componentes do veículo.

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O motor V8 6.2, o mesmo do Corvette Stingray, é o mais potente de todos os tempos. Este propulsor tem sistema de desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro o sistema desativa metade dos cilindros para poupar combustível.

Em comparação com o modelo anterior, a linha 2017 do superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. A tração é traseira.

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A transmissão automática também é nova. Traz agora oito marchas, com trocas manuais por meio de aletas atrás do volante.

Para auxiliar o motorista em uma pilotagem mais esportiva, o Camaro traz uma série de tecnologias: controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (passeio, esportivo, neve, pista), que configura diversos parâmetros do veículo e o sistema de vetorização do torque, que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

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O Camaro tem um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

No quesito segurança, o superesportivo conta com: oito airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, alerta de pressão e temperatura dos pneus, freios ABS de alta performance Brembo com distribuição da força de frenagem, assistência de frenagem de urgência e alertas anti-distração.

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Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias em novembro. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos de historia do modelo e que traz acabamentos exclusivos. Os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo. Já foram vendidas 43 unidades, portanto corra para comprar o seu.

Já as versões cupê e conversível só chegam no fim do primeiro trimestre do ano que vem.

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Série Fifty: versão comemorativa de 50 anos

Disponível apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz itens específicos: pintura exclusiva cinza ; faixas decorativas no capô e na tampa traseira; grade versão “50th” com detalhes cromados; defletor dianteiro na cor do veículo; emblemas decorativos “Fifty” nas laterais do veículo; roda de alumínio aro 20″ com desenho especial e calota personalizada “50th”; pinça de freio laranja; acabamento interno em dois tons; bancos com costura laranja; painel dianteiro com acabamento customizado; soleiras iluminadas com emblema comemorativo “50th”

O Camaro Fifty custa R$ 297 mil.

Luiz Cipolli Junior