A Volvo renovou os caminhões FH, FM e FMX exclusivamente para o mercado europeu. A nova geração, feita para aplicações de médias e longas distâncias, têm configurações 4×2, 6×2 e 6×4 e chega com novidades na eletrônica, na ergonomia da cabine e na segurança.

Os caminhões ganharam novo painel digital, mais moderno e mais fácil de mexer, com tela multimídia de 12 polegadas, volante multifuncional com botões para controlar as funções do veículo, comando de voz e um display secundário, de nove polegadas, que mostra as informações de navegação e monitoramento de câmeras.

A cabine também está mais ergonômica e com isolamento reforçado, diminuindo os ruídos externos e mantendo uma temperatura agradável dentro do veículo.

Por fora a cabine ganhou novos faróis e nova grade frontal. As janelas estão maiores, o que facilita a visibilidade, e o espelho retrovisor foi reposicionado.

Mais seguros, os caminhões agora têm ajuste automático de farol alto, que abaixa o facho de luz quando encontra um veículo na direção contrária. Conta com piloto automático com controle de velocidade e sensor de aproximação de veículos à frente, reconhecimento de placa que identifica a sinalização da rodovia e avisa o motorista sobre limite de velocidade e câmera de ponto cego para auxiliar em manobras.

A nova geração tem duas opções de motorização: para as linhas FH e FM tem o motor a gás natural (GNV), que reduz 20% das emissões, ou biogás (GNL), que anula a emissão de CO2 (feito com esterco e bagaço de cana de açúcar). A potência dos motores é de 460 e 420 cavalos.

O motor a diesel, disponível para as três versões, tem 460 cavalos e 2.300 Nm de torque.

Por enquanto, os novos caminhões não têm previsão de estréia no Brasil.