Esse não poderia deixar de ser o tema do VIII Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo.

Cada vez mais o cidadão/consumidor – seja ele criança, jovem, adulto ou idoso – está dependente das tecnologias que o conecta com o mundo.

O celular passou a fazer parte integrante da pessoa, no mesmo nível que a roupa que cobre o corpo. Ninguém sai nu na rua, assim como ninguém sai sem o celular (e nem mesmo fica em casa sem ele).

O problema é dirigir e continuar digitando e vendo os vídeos na tela. É por isso que a indústria automobilística está conectando cada vez mais os seus carros; alguns já são verdadeiros emissores e receptores. Não é o celular no carro, mas o próprio carro que emite e capta informações. Se antes os atributos que o consumidor levava em conta na hora da compra era design, potência e consumo de combustível, hoje é conectividade. Perceba que a cada lançamento os destaques são itens como o tamanho e a funcionalidade da tela, o carregador por indução, a conexão com a internet.

Por isso escolhemos o tema Carro Conectado para o VIII Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo.

 O que é carro conectado?

Carro conectado é aquele ligado à internet. Faz parte da Internet das Coisas, nome dado a ligação de aparelhos entre si pelo sistema wifi.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas abriu um mundo de possibilidades. A chamada Casa inteligente permite que você abra e feche as portas, ligue e desligue o ar condicionado, acione a geladeira, o micro ondas, a luz ambiente, tudo remotamente, usando a internet.

Mas o carro inteligente está chegando antes. O carro conectado já é uma realidade por conta dos avanços digitais, permitindo que itens que usamos no dia a dia estejam conectados à rede mundial de computadores. A tecnologia uniu o mundo físico ao mundo digital, transformando e fazendo evoluir o mundo do automóvel.

A conectividade a bordo permite a conexão do smartphone ao sistema multimídia do carro para que seja possível usufruir de músicas, vídeos e jogos, trazendo mais conforto a uma viagem; compartilhamento de dados, segurança e autonomia.

O carro conectado possui sensores que permitem a comunicação do veículo com outras pessoas e serviços e conta com inúmeros recursos, como alertas de condução, diagnósticos do veículo, comando de funções remota via aplicativo, assistências aos passageiros através da comunicação com uma central de atendimento para tirar dúvidas ou fazer solicitações de assistências 24h, entre outros recursos que trazem mais segurança e agilidade quando se precisa.

O carro conectado tem um chip embarcado e uma unidade eletrônica responsável pelas funções do veículo, possibilitando a comunicação entre o carro e a central de atendimento.

O carro conectado oferece mais conforto e segurança ao usuário. Exemplos:

Rastreador, possibilitando que o usuário entre em contato com uma central de atendimento e solicite a imobilização do carro em caso de furto ou roubo.

Funções remotas: comandos do carro podem ser acionados de maneira remota, como acionar o ar-condicionado, ligar o motor, travar e destravar as portas, abrir e fechar as janelas.

Emergências: o carro pode conectar o usuário à equipe de atendimento que presta ajuda aos motoristas em casos de acidente.

Diagnósticos: o sistema alerta via app sobre alguma manutenção necessária ou problemas com o carro.

Carro autônomo

O carro sem motorista, ou carro que anda sozinho, é o passo seguinte do carro conectado. Alguns equipamentos da tecnologia autônoma já estão presentes nos carros que andam nas nossas ruas, mas para a concretização do carro que anda sozinho é preciso ter uma completa conectividade do veículo com o mundo, através da Internet das Coisas. O carro autônomo é, portanto, a conexão a bordo em sua plenitude.

Matérias de referência

https://www.autoinforme.com.br/com-o-bluelink-motorista-tem-controle-total-do-carro/

https://www.autoinforme.com.br/sistema-de-conectividade-tende-a-valorizar-o-carro/

https://www.autoinforme.com.br/ate-o-pneu-esta-conectado/

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2021/08/06/carros-conectados-novas-possibilidades-para-as-marcas.html

https://www.pirelli.com/global/pt-br/road/o-que-sao-os-carros-conectados

https://mobilidade.estadao.com.br/meios-de-transporte/carro/conectividade-e-a-nova-revolucao/

https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/como-a-conectividade-ja-estabelece-novos-padroes-para-os-carros-no-brasil/

Orientação

Os estudantes poderão ter a orientação do jornalista Joel Leite e da equipe da Autoinforme para a produção das postagens. Disponibilizamos também aos participantes o nosso banco de dados e podemos indicar fontes para entrevistas.

As faculdades interessadas poderão solicitar a apresentação do prêmio online pelo jornalista Joel Leite.