O carro perde 13,5 % do seu preço depois de um ano de uso, conforme o índice Autoinforme/Molicar, que faz o estudo e Depreciação dos carros no mercado brasileiro.

Essa é a depreciação média, pois os vencedores do Prêmio Maior Valor de Revenda apresentaram uma depreciação bem menor: o Onix, campeão geral da edição 2015, teve uma depreciação de apenas 7,6% com um ano de uso.

Na outra ponta da tabela, no entanto, aparecem os carros chineses como os mais depreciados do mercado. O J3 é o que mais perde preço depois de um ano. O levantamento indica que o hatch da JAC tem uma depreciação de 20,2% após um ano, sendo o mais depreciado entre os 100 carros objetos do estudo (os 100 mais vendidos).

O segundo mais depreciado é outro chinês, o Tiggo, da Chery, que perde 17,5% um ano após ter deixado a concessionária e o terceiro é o Lifan 530, com -17%. Tem outro Lifan entre os dez mais depreciados do mercado (veja tabela), o utilitário esportivo X60, com -15,9%.

O Mitsubishi Lancer é o quarto carro mais depreciado (-16,9%) e o Peugeot 408 (-16.5%) o quinto.

Entre os dez carros menos valorizados depois de um ano de uso estão ainda o Línea, o Tucson, o C4 Lounge e o Bravo.

MARCA / MODELO DEPRECIAÇÃO
JAC J3 -20,2
CHERY TIGGO -17,5
LIFAN 530 -17
MITSUBISHI LANCER -16,9
PEUGEOT 408 -16,5
FIAT LINEA -15,9
LIFAN X60 -15,9
HYUNDAI TUCSON -15,6
CITROEN C4 LOUNGE -15,5
FIAT BRAVO -15
MERCEDES-BENZ CLA -15
MITSUBISHI PAJERO TR4 -15
AUDI A4 -14,9
SUZUKI GRAND VITARA -14,8
KIA SPORTAGE -14,8