Novo SUV da Volkswagen foi desenvolvido no Brasil para a América Latina e o mundo

A quarentena não acabou, as concessionárias ainda estão fechadas e os números de casos e mortes pelo coronavírus não refluem. Mas o setor automobilístico não está parado, ao contrário, as montadoras se preparam para a retomada das vendas, quem, esperam, seja breve e por isso não abrem mão de apresentar as suas novidades para a pós-quarentena.

A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (25/6/20) o seu novo carro para o mercado brasileiro, o Nívus, que vai disputar o apetitoso segmento dos utilitários esportivos. O carro começa a ser vendido em agosto.

“O Nivus é um carro global projetado daqui do Brasil para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo”, disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina. É o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu, a partir de 2021.

A produção começou no início de junho, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que retomou as atividades após a paralisação por causa da pandemia, assim com as demais unidades da empresa no Brasil e na Argentina.

Responsável pela estreia de um novo design da Volkswagen, o Nivus misturas as características de um cupê e chega com linhas marcantes, estilosas, que dão ao carro uma aparência urbana e elegante.

O SUV será vendido em duas versões: Comfort 200 TSI e Highline 200 TSI. Ambas são equipadas com motor de 128 cavalos, transmissão automática de seis marchas e velocidade máxima de 189 km/h, chegando a 100 km/h em dez segundos.

O carro faz 10,7 km/l com gasolina e 7,7 km/l com álcool na cidade e 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (álcool) na rodovia.

O objetivo da empresa com o Nivus é o cliente com idade média entre 30 e 35 anos.

“O Nivus é uma combinação de sucesso do design cupê arrojado com apelo esportivo, versatilidade e posição de dirigir um pouco mais alta. Tudo isso faz com que esse carro complete ainda mais o nosso portfólio, criando um segmento completamente novo no mercado.”, considera Gustavo Schmidt, vice-presidente da montadora.

O carro tem motor 200 TSI e transmissão automática de seis marchas e tem direção elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e de tração.

Conta com cadeirinha Isofix, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos elétricos, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro.

A versão topo de linha, Highline, traz controle de cruzeiro adaptativo ACC, sistemas de frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional de couro.

A “Ilha digital” é um painel com display de 10,25 polegadas e a  central de entretenimento. A tela é temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque.

A montadora lançou uma série especial de lançamento, a Launching edition. É a Highline 200 TSI nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone.   O Nivus contará com seis opções de cores.

O monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, após a análise de uma série de parâmetros, que o motorista pode estar cansado.

O Nívus Comfort 200 TSI custa R$ 85.890,00 e o Highline 200 TSI  98.290,00.