— Foram 3.576.163 carros e comerciais leves no ano. Com 353.570 unidades, dezembro foi o terceiro melhor mês da história

Depois de um crescimento contínuo desde 2003, as vendas de carros e comerciais leves caíram pela segunda vez seguida em 2014. Foram vendidas 3.329.052 unidades, uma queda de 6,9% em relação a 2013, quando foram comercializadas 3.576.163 unidades.

A queda só não foi maior – conforme se configurava nos últimos meses – porque dezembro teve um desempenho excepcional. Aproveitando a oportunidade para comprar com desconto do IPI, o consumidor foi às lojas e fez de dezembro de 2014 o terceiro melhor mês da história.

Foram vendidas 353.570 unidades, um crescimento de 26,4 % sobre novembro e de 5,2% em relação a dezembro de 2013. Só agosto de 2012 (405.627 unidades) e dezembro de 2010 (361.230) foram melhores do que o mês passado.

Foi um respiro para o setor, que já se conformava com uma queda de vendas bem maior. O esforço dos concessionários, que ofereceram descontos e facilidades na compra, aumentou o movimento e proporcionou duas boas disputas no ranking por marca.

A Fiat vendeu 698.255 carros e encerrou 2014 mais uma vez na liderança, com 21% de participação, posição que ocupa há 13 anos, mas o segundo lugar permaneceu indefinido até os últimos dias do ano, com GM e Volkswagen disputando carro a carro a preferência do consumidor. No final, a GM conquistou a vice liderança, com 578.802 unidades vendidas e 17,4% de participação, pouco mais de dois mil carros a mais do que a concorrente: A Volkswagen vendeu 576.635 e ficou com 17,3%.

Isolada em quarto lugar, a Ford fechou 2014 com 9,3% de participação e 308.106 unidades, sem ameaçar as três lideres e também sem ser ameaçada por Renault e Hyundai, que protagonizaram a maior disputa em 2014: a coreana e a francesa se revezaram na quinta posição durante todo o ano, posto que tem o caráter simbólico de líder das montadoras novas. No final, ambas fecharam 2014 com a mesma participação: 7,1% e 237,2 mil unidades vendidas, com uma pequena vantagem (cerca de 100 unidades) que deverá ser confirmada a favor da Renault com a divulgação dos números oficiais pela Anfavea no próximo dia 8 de janeiro.

Outra novidade no ranking por marca foi a entrada da Mitsubishi entre as “Dez Mais”, a japonesa vendeu 59.292 e ficou com 1,8% de participação, desbancando a Citroën, décima colocada em 2013 e que caiu para 11ª posição em 2014.

A Toyota ficou em sétimo lugar, com 195.436 unidades e 5,9% de participação. A Honda vendeu 137.914 unidades e ficou com 4,1% que lhe garantiu o oitavo lugar no ranking.

Completam a lista das dez mais vendidas outras duas japonesas, a Nissan, em nono lugar com 72.366 unidades e 2,2% e a Mitsubishi, décima colocada.

Veja a lista das 40 marcas mais vendidas em 2014

Marca Unidades Part. %
Fiat 698.255 21,0
GM 578.802 17,4
Volkswagen 576.635 17,3
Ford 308.106 9,3
Renault 237.228 7,1
Hyundai 237.160 7,1
Toyota 195.436 5,9
Honda 137.914 4,1
Nissan 72.366 2,2
10º Mitsubishi 59.292 1,8
11º Citroën 53.814 1,6
12º Peugeot 40.524 1,2
13º Kia 23.794 0,7
14º Mercedes-Benz 15.606 0,5
15º BMW 15.052 0,5
16º Audi 12.487 0,4
17º Chery 9.547 0,3
18º Land Rover 9.390 0,3
19º JAC 8.416 0,3
20º Suzuki 6.043 0,2
21º Lifan 5.355 0,2
22º Iveco 3.874 0,1
23º Dodge 3.652 0,1
24º Jeep 3.311 0,1
25º Volvo 3.129 0,1
26º Mini 2.486 0,1
27º Troler 1.483 0,0
28º Subaru 1.126 0,0
29º Hafei 976 0,0
30º Rely 951 0,0
31º Shineray 934 0,0
32º Ssangyong 903 0,0
33º Porsche 823 0,02
34º Jinbei 677 0,02
35º Mahindra 602 0,02
36º Jaguar 396 0,01
37º Smart 371 0,01
38º Chrysler 309 0,01
39º Lexus 245 0,01
40º RDK 196 0,01
Total   3.329.052