– Participação da montadora no acumulado do ano é de 10,6%

Ford-Ka-2015

Há cinco anos a Ford não sai dos dez pontos percentuais de participação no mercado; às vezes cai para nove.

Precisou um momento de crise como o que estamos vivendo, com queda de 20% este ano, para que a empresa obtivesse um aumento importante na participação nas vendas.

Na verdade, a Ford também teve queda de venda no período janeiro-maio, mas bem menor do que a média do mercado, assim, encerra maio com 11,4% do mercado interno.No ano a participação da montadora é 10,6%.

Trata-se de um aumento significativo considerando que as outras três marcas tradicionais (Fiat, GM e Volkswagen) tiveram queda de vendas e de participação no período.

Ford_kasedã_frentlat_2015

O grande responsável por esse desempenho foi o Ka, o único que cresceu este no, enquanto os demais modelos da marca perderam em volume de venda em relação ao período janeiro-maio do ano passado (veja quadro)

Tanto a versão hatch quanto a versão sedã tiveram vendas expressivas. Nos cinco primeiros meses do ano o Ka hatch vendeu 39.008 unidades, enquanto a versão sedã vendeu 15.735 carros. Não é possível comparar com o mesmo período de 2014, pois eles foram lançados no segundo semestre.

Mas, analisando as vendas dos outros principais carros da Ford, percebemos a queda generalizada. O Ecosport, que reinava no seu segmento, está sofrendo com a chegada de novos concorrentes e suas vendas caíram 30,7%.

O New Fiesta hatch perdeu 36,3%, enquanto as vendas do sedã caíram 41,8%. O Focus viu suas vendas caírem 30,7%, enquanto as do sedã caíram 36,8%.

Veja as vendas dos carros da Ford de janeiro a maio de 2015:

tabela_ford