Tudo é novo no sedã mais vendido no mundo

Em sua 12ª geração, o veículo mais vendido do mundo tem pela primeira vez na história uma versão híbrida com motor flex (álcool e gasolina). E ela nasce no Brasil, onde foi apresentada nesta terça-feira (3) na cidade de Guarujá, com pretensão de popularizar a tecnologia no País: a expectativa da Toyota é vender pelo menos mil unidades por mês da versão com os dois motores: combustão e elétrico.

Com mais 50 anos de existência, o Corolla segue produzido em 13 países e vendido em 150. O sedã já atingiu mais de 47 milhões de unidades desde seu nascimento, em 1966. Só no Brasil, desde 1998, foram produzidas mais de um milhão de unidades.

Com investimento de R$ 1,6 bilhão na produção da nova geração, a Toyota dividiu o valor (R$ 1 bilhão na linha de montagem em Indaiatuba e R$ 600 milhões na produção de motor em Porto Feliz, onde será feito o novo flex 2.0. novidade na linha. O motor tem quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Vem com um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível, oferecendo mais potência e menor consumo.

O 2.0 Dynamic Force é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que o anterior; rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. Faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tem máxima de 199 km/h.

O carro tem câmbio de 10 marchas, que proporciona trocas suaves, semelhantes ao sistema CVT, isto é: dá a sensação de aceleração direta. Para chegar a essa performance, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada, melhorando a aceleração em 1ª marcha. O resultado é uma transmissão eficiente em qualquer faixa de velocidade.

O Corolla híbrido combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O motor a gasolina é um 1.8 VVT-i 16V flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e conforto. A bateria responsável por alimentar o motor elétrico é de níquel-hidreto metálico. A aceleração até 100 km/h é feita em 11 segundos com final de 180 km/h.

A transmissão Hybrid Transaxle funciona de forma a reduzir ou aumentar continuamente as marchas de acordo com a demanda, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O sistema de freios regenerativos acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria e contribuindo para maior autonomia.

O Corolla híbrido roda 14,5 km na estrada e 16,3 km na cidade com um litro de gasolina. Com etanol, faz 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Assim, é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil.

O visual do carro também é novidade: ele ganhou um aspecto mais robusto e esportivo e vem com um pacote de segurança ativa que faz dele o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil.

Com sua nova plataforma, o Corolla passa a ter um centro de gravidade mais baixo (-10mm), o que contribui para uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas.

O Corolla 2020 ganhou e perdeu algumas medidas: tem 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos é a mesma, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 na híbrida.

Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque, a grade dianteira superior é conectada aos faróis alongam-se até as laterais do veículo. Complementam o desenho, a grande grade preta e os faróis de neblina de led disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor preta brilhante.

Na traseira, para-choque com vincos marcantes e lanternas com acabamento cromado. A versão Altis (híbrida e 2.0) possui lanternas inteiras de led, e o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina de led.

O interior do carro segue o padrão global: painel de instrumentos nas versões 2.0 com três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão Altis híbrida tem tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo.

A versão GLi conta com bancos com partes revestidas de tecido e de couro,  ambos na cor preta. Já a XEi e a Altis híbrida tem partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis 2.0 e a Altis híbrida com pacote Premium contam com partes revestidas em couro bege e marrom.

No quesito segurança, o sedã conta com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa, dentre outros.

Conheça os equipamentos e preços de cada versão:

Corolla GLi 2.0 Flex – R$ 99.990,00
De série com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 16 polegadas, bancos em tecido, volante multifuncional, multimídia Toyota Play com tela de 8 e DVD/CD, Bluetooth, USB, Android Auto, Car Play, luzes diurnas em led, faróis em led, entre outros.

Corolla XEi 2.0 Flex – R$ 110.900,00

Itens do GLi, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, ar condicionado digital e piloto automático.

Corolla Altis Premium – R$ 124.990,00

Itens do XEi, mais teto solar elétrico, lanternas em led, acabamento interno em preto ou bege, ar dual zone, banco elétrico,  rodas de liga leve aro 17 polegadas com desenho exclusivo e o pacote Toyota Safety Sense com alerta de colisão com preparação para impacto, farol alto automático, alerta de invasão de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Corolla Altis Hybrid – R$ 124.990,00

Itens do XEi, com o Toyota Safety Sense, mas com cluster análogo-digital de 7 polegadas.

Corolla Altis Premium Hybrid – R$ 130.990

Itens do Altis Premium.com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação – (também disponível na versão Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL.

O Corolla tem garantia de 5 anos para as versões 2.0 e 8 anos para as versões com sistema hibrido.

Com uma previsão modesta, a Toyota espera vender 4.500 unidades/mês. Desse total 3.500 na versão a combustão e 1.000 unidades na hibrida.

Luiz Cipolli Junior, Guarujá