– Aceleramos a versão 2016 de 120cv e câmbio de 6m. Fácil de dirigir e difícil de pagar: versão avaliada custa R$ 67.920,00

Cross Fox: esperto, bem equipado, mas ruim de preço

Cross Fox: esperto, bem equipado, mas ruim de preço

Algumas montadoras apostam em versões “aventureiras” para aumentar as opções no portfólio, além de apostarem no gosto do brasileiro por carros com acabamento diferenciado, mas sem ser um real fora de estrada. O portfólio é grande: Crossfox, Etios Cross, Cross Up, Idea Adventure.

A Agência AutoInforme rodou 550 quilômetros com o Crossfox 2016, que tem novo motor 1.6 MSI de 120 cavalos, câmbio manual de seis marchas e novo kit multimídia.

Foram 330 quilômetros rodados na cidade, onde o carro se comportou muito bem. O motor 1.6 MSI é muito competente, nas saídas ele ganha força rapidamente, vence subidas com facilidade.

Volkswagen_CrossFox_traslat_2016

O câmbio de seis marchas é ótimo, oferecendo trocas de marchas suaves e com encaixe muito preciso. O motorista consegue usar a sexta marcha quando atinge cerca de 60 km/h, o que ajuda a reduzir o consumo. Mas, se ele precisar ganhar velocidade, deverá voltar para a quinta marcha, pois a sexta apenas mantém a velocidade. O isolamento da cabine é bom, com os passageiros sendo pouco afetados pelos ruídos externos.

A suspensão mais alta é ótima para passar nas valetas que encontramos em São Paulo. O sistema de suspensão suportar bem as lombadas e os buracos no asfalto.

A direção elétrica ajuda e na hora de fazer baliza e, pelo tamanho do Crossfox, não é tão difícil encontrar uma vaguinha na rua. O sensor de estacionamento aumenta o conforto e a segurança nas manobras.

Na estrada, o carro é estável nas retas e nas curvas; a direção elétrica fica um pouco mais rígida conforme a velocidade aumenta, o que transmite a sensação de segurança para o motorista. O motor continua silencioso em altas velocidades.

Volkswagen_CrossFox_interior_2016

O motor 1.6 MSI é ainda mais “esperto” em vias de alta velocidade, atingindo rapidamente o limite. A sexta marcha se mostra ainda mais útil nas rodovias, porque depois dos 100 km/h ela consegue ter bom desempenho, ajudando o carro a chegar aos 120 km/h. Caso o motorista reduza 20 ou 30 km/h, a sexta marcha pode ser mantida.

Acabamento e desenho

O acabamento interno do carro é bom, o painel e a lateral das portas combinam dois tipos de plástico, que têm qualidade e boa aparência.

O novo kit multimídia é moderno e inteligente, sendo tranquilo de usar, com diversas funções. O volante multifuncional é bem acabado e facilita a vida do motorista, que pode atender uma ligação pelo sistema multimídia ou aumentar o volume do som, sem soltar a direção.

O carro tem um bom espaço interno, mas é para quatro pessoas. Um eventual quinto passageiro sofre no banco de trás.

Volkswagen_CrossFox_frente_2016

Na cor amarela, avaliada, o Crossfox 2016 chama a atenção, combinado com o desenho atraente. O estepe, que vem preso na tampa do porta-malas, não atrapalha na hora de usar o espaço, pois, para soltá-lo, basta apertar um botão. E o melhor é que a trava da tampa do portamalas se solta automaticamente, facilitando a operação.

O carro avaliado era equipado com os opcionais de segurança que custam R$ 1.240,00 e com um dos pacotes tecnológicos que custa R$ 4.190,00, com isso o preço final é de R$ 67.920,00.

Confira os principais itens de série da versão avaliada: assistente de partida em rampa, sensor de chuva e crepuscular, novo sistema de som com kit multimídia, ar-condicionado, direção elétrica, controlador de velocidade de cruzeiro, controle eletrônico de estabilidade com função off-road, distribuição eletrônico de frenagem, sensores de estacionamento e volante multifuncional.

Veja o preço de cada versão do Crossfox 2016:

Crossfox 1.6 – R$ 62.490,00

Crossfox 1.6 I-Motion – R$ 65.990,00

Caio Bednarski