Sistema Hyperloop permite viagem em cápsulas 1.200 km/h

As inovações no setor na mobilidade não têm limites. O sistema chamado Hyperloop, que já vem sendo engendrado há anos, já é realidade.

Trata-se de um meio de alta velocidade, de total segurança e que transporta cargas e pessoas em tempo recorde: mais rápido do que avião.

O Hyperloop é formado por um tubo de aço de quatro metros de diâmetro e os passageiros são acomodados numa cápsula de 30 metros de comprimento impulsionada por energia elétrica a até 1.200 quilômetros por hora, o que permite que uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro seja feita em apenas 22 minutos, contra as 5h30 por rodovia e 58 minutos de avião. O itinerário de São Paulo a Campinas pode ser feito em seis minutos e de São Paulo a Belo Horizonte em 46 minutos.

Superconfortável, a cápsula é pressurizada, como nos aviões, e flutua no tubo, num sistema magnético, sem atrito.

O sistema está o tempo todo captando energia solar pelo tubo metálico, usada para impulsionar as cápsulas. A pista é construídaparte na superfície, suspensas nas áreas rurais para não interromper as passagens nas fazendas e subterrânea nos centros urbanos.

Já é realidade na cidade de Toulouse, na França, numa área restrita de apenas 350 metros, mas linhas operacionais estão sendo implantadas em Abu Dhab (125km) e em Chicago (741km).

A cidade do Rio de Janeiro está nos planos da empresa – constituída em sociedade com a Tesla – para receber o transporte elétrico mais veloz do que o avião.