Amarelo, verde, azul, laranja, preto, vermelho, prata, são as cores de carros que podemos encontrar no mercado. Mas e o branco? O carro branco sem dúvida é o preferido: virou tendência dos últimos anos e pode ser chamado de o “queridinho” entres os consumidores.

Essa febre pela cor branca ficou evidente no Brasil em 2010, quando BMW, Audi e Mercedes-Benz levaram somente carros brancos para o Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.

Hoje, a venda de carros brancos é muito maior e a maioria dos carros tem essa opção, desde o modelo de entrada ao luxuoso importado.

“A venda de carros brancos é muito grande; maior do que as outras cores, o branco cai bem em qualquer tipo de veículo”, disse Denise Rossetti, consultora de vendas de automóveis da Caminho Veículos (representante Ford) em Piracicaba.

A cor influencia muito na hora da compra; se não tiver a cor que o consumidor quer, muitas vezes ele acaba não levando o veículo. A engenheira Renata Azzine comprou um carro branco no mês passado e disse que comprou por causa da cor.

“O veículo branco tem seus benefícios, não requer cuidado especial: por ser uma cor clara, absorve menos calor e é mais fácil de limpar. Não exige produtos especializados, apenas água e sabão neutro, informou o especialista da indústria PPG, Alex Amorim, para o Auto Esporte online.

Mas, infelizmente, a elevação nos preços devido à alta procura da cor não poderia ficar de fora; algumas marcas cobram a mais por carros brancos, mesmo sendo uma coloração sólida (geralmente as metálicas e perolizadas são mais caras). Entre as dez marcas que mais vendem carros no Brasil, três delas, Chevrolet, Hyundai e Peugeot utilizam desse artifício.

Uma coisa é certa: o carro branco caiu no gosto do brasileiro, é a cor preferida. Como toda tendência de moda, pode ser que a cor branca nos carros perca seu trono para as coloridas daqui algum tempo. Mas isso, só o consumidor poderá falar.

Marina Campos Gomes
Unimep – 4º semestre