Montadora mostra sua nova linha, totalmente remodelada. Vendas só em fevereiro

Scania G 360 4x2 with tipper semitrailer

Scania G 360 4×2 with tipper semitrailer

A nova geração de caminhões Scania estreou na América Latina na última segunda-feira (29) e impressionou com tantas novidades. Os modelos estão completamente mudados, com uma proposta de mais dinamismo, conectividade e, principalmente, economia de combustível através de sistemas que ajudam a ter o máximo aproveitamento do caminhão e uma condução correta para cada aplicação.

Chamados de “máquina dos sonhos”, os caminhões receberam investimento de dois bilhões de euros, estão com cabine mais espaçosa, painel dinâmico, mais espaço de armazenamento e mais visibilidade, além de prometer economia de 12% de combustível. A estréia oficial para venda no Brasil é em fevereiro de 2019.

Em todas as configurações o banco do motorista foi ajustado para a esquerda, para ficar mais próximo da janela e de alguns botões de comando que foram colocados na lateral da porta. Todos os painéis agora estão em formato curvado, ergonômico e mais próximo do motorista.

O para-brisa foi rebaixado e os retrovisores foram reposicionados para ampliar a visibilidade de quem dirige. O espaço interno também foi repensado para motoristas mais altos e para melhorar a locomoção dentro da cabine.

Scania Truck Range Södertälje, Sweden Photo: Dan Boman 2017 *** Local Caption *** Original image 17152-014

Scania Truck Range
Södertälje, Sweden
Photo: Dan Boman 2017 *** Local Caption *** Original image 17152-014

Nas cabines para aplicações de longa distância, o motorista tem a opção de colocar duas camas (no formato beliche), com colchão mais alto e consequentemente mais confortável, ou pode optar por compartimentos espaçosos, além de contar com refrigerador duplo.
Mesmo nas cabines menores, o espaço interno foi readaptado para pessoas altas e baixas, além do novo formato da escada e das barras de apoio, que facilitam a subida e descida do caminhão.
Tudo o que tem na cabine pode ser opcional. A empresa trabalhou em diversas combinações para adaptar o veículo às necessidades do cliente em todas as aplicações.

Motores

Scania P 320 6x2 rear-steer boxbody Södertälje, Sweden Photo: Dan Boman 2018

Scania P 320 6×2 rear-steer boxbody
Södertälje, Sweden
Photo: Dan Boman 2018

A nova geração tem quatro tipos de motor: sete litros (220, 250 e 280 cavalos com torque de 1.200 Nm), nove litros (280, 320 e 260 cavalos com 1.700 Nm de torque), 13 litros (410, 450, 500 e 540 cavalos e 2.700 Nm de torque) e o V8 de 16 litros (620 cavalos e 3.000 Nm de torque).

A surpresa foi o motor movido a gás natural e biometano, com 280, 340 e 410 cavalos de potência, que ainda está em teste num modelo semipesado.

Tecnologia

A Scania investiu em sistemas de assistência de direção e de monitoramento de condução, o que ajuda o motorista a ter uma condução correta e mais prática.

Atrás do volante tem botões para mudança de marcha e uso do freio motor, que funcionam de uma forma eficiente em todas as aplicações.

Para uma condução correta e máximo aproveitamento, a montadora colocou na cabine um sistema de monitoramento de condução, que identifica quais são os “erros” que o motorista comete, que eventualmente podem forçar muito o motor, gastar muito combustível e desgastar peças. O objetivo é mudar o jeito de dirigir para maior eficiência da tal máquina dos sonhos.

Scania P 220 6x2 rear-steer box body Solna, Sweden Photo: Dan Boman 2017

Scania P 220 6×2 rear-steer box body
Solna, Sweden
Photo: Dan Boman 2017

Além disso, a montadora apresentou o Fleet Care, um sistema para frotistas que verifica a disponibilidade dos veículos, ou seja, monitora a necessidade de manutenção da frota, com precisão na identificação do problema e indica se aconteceu por desgaste natural das peças ou por condução incorreta. A partir daí, o sistema de monitoramento interno da cabine trabalha junto com o Fleet Care para entregar os resultados.

Kalyne Rannieri, da Agência Autoinforme