– Sentra, Focus, Fiorino e Logan foram os que mais cresceram. Spacefox, Classic, Celta e Punto despencaram. Veja lista 

Sentra, Focus, Fiorino e Logan. Esses carros, que não são exatamente campeões de vendas, mas têm uma participação importante no volume da respectiva marca, tiveram um crescimento espantoso no ano passado. Praticamente dobraram as vendas em relação a 2013.

O Sentra foi o modelo que mais cresceu em relação ao volume comercializado em 2013. O sedã da Nissan fechou 2014 com 14.270 unidades, aumento de 111,4%.  O Logan, da Renault, cujas vendas atingiram 46.466 unidades, cresceu 101,7% (foram apenas 23.036 carros vendidos em 2013).

Outro seda, o Focus, também está na lista dos que mais aumentaram as vendas no ano passado: o carro da Ford vendeu 23.804 unidades (contra 12.428 em 2013), um crescimento de 107% e o Fiorino, furgão da Fiat, vendeu 91,5% a mais: 23.804 unidades em 2014.

Todos eles foram remodelados, o que foi determinante para a maior aceitação do consumidor, mas os méritos também devem ser estendidos para as ações de marketing das montadoras, que obtiveram expressivos resultados num ano em que o mercado geral teve queda de vendas (-6,9%, veja aqui).

Dos quatro, o carro melhor classificado no ranking de vendas é o Logan, que fechou 2014 em 24º lugar.

Entre os carros mais vendidos, apenas Strada e Ônix apresentaram crescimento no ano passado, ambos com aumentos expressivos. A picape da Fiat, terceiro colocado n o ranking, vendeu 153.113 unidades, contra 122.856 em 2013, um crescimento de 24,6%, enquanto o Ônix, quatro colocado, vendeu 23,3% a mais: foram 150.841 unidades no ano passado.

Outros carros tiveram aumentos de vendas expressivos, como o Prisma, seda pequeno da GM, que vendeu 44,2% a mais (88.376 unidades), o Fusion (alta de 28,6%), o utilitário Master (+ 22,4%) e o Mitsubishi ASX, que vendeu 20,1% a mais em 2014.

Os perdedores

Spacefox, Classic, Celta e Punto. O que esses quatro carros têm em comum? Todos eles são projetos antigos, modelos que não se renovaram nos últimos anos ou recebem alterações superficiais. Além disso, enfrentaram novos concorrentes.

O resultado, você vê claramente na tabela dos perdedores: eles são os quatro carros que mais perderam vendas em 2014. O Spacefox foi o campeão: vendeu 49,4% a menos: foram 10.282 unidades em 2014, contra 20.309 no ano anterior. O Classic perdeu 44,3% (passou de 86.948 para 48.405 unidades), o Punto caiu de 40.408 para 24.649 unidades (- 42,9%) e o Celta vendeu 32 mil carros a menos (74.655 contra 42.654).

Uno e Gol, os dois primeiro colocados no ranking dos mais vendidos em 2013, também tiveram perdas expressivas: o pequeno da Fiat vendeu 33,7% a menos e o Gol -28,1%.

Clio, Idea, Amarok, Jetta, Frontier e Cruze também estão entre os carros que mais perderam em 2014. Veja a tabela.

Quem mais cresceu
Comparativo por modelo 2013 x 2014

Class. Marca / Modelo 2013 2014
Qtd. Qtd. Evol. %
  NISSAN SENTRA 6.751 14.270 111,4
  FORD FOCUS SEDÃ 8.657 17.916 107
  RENAULT LOGAN 23.036 46.466 101,7
  FIAT FIORINO 12.428 23.804 91,5
  FORD KA 26.255 43.838 67
  HYUNDAI IX35 10.369 15.316 47,7
  GM PRISMA 61.306 88.376 44,2
  HONDA FIT 40.644 53.700 32,1
  FORD FUSION 9.564 12.302 28,6
10º   FIAT STRADA 122.856 153.113 24,6
11º   GM ONIX 122.340 150.841 23,3
12º   RENAULT MASTER 10.048 12.302 22,4
13º   MITSUBISHI ASX 10.116 12.153 20,1
14º   TOYOTA COROLLA 54.106 63.299 17
15º   VOLKSWAGEN GOLF 13.786 16.106 16,8
16º   VOLKSWAGEN SAVEIRO 72.374 83.026 14,7
17º   PEUGEOT 208 20.729 23.521 13,5
18º   HYUNDAI TUCSON 16.213 18.178 12,1
19º   TOYOTA ETIOS HATCH 34.803 38.814 11,5
20º   TOYOTA HILUX SW4 12.355 13.660 10,6
21º   KIA SPORTAGE 9.440 10.381 10
22º   FORD RANGER 22.081 24.135 9,3
23º   FIAT PALIO 171.878 183.747 6,9
24º   TOYOTA HILUX 42.627 43.309 1,6
25º   NISSAN MARCH 24.257 24.654 1,6
26º   TOYOTA ETIOS SEDÃ 27.237 27.606 1,4
27º   VOLKSWAGEN UP 108 58.895
28º   GM TRACKER 2.388 14.171
29º   HYUNDAI HB20S 35.384 59.940

Quem mais perdeu
Comparativo por modelo 2013 x 2014

Class. Marca / Modelo 2013 2014
Qtd. Qtd. Evol. %
  VOLKSWAGEN SPACEFOX 20.309 10.282 -49,4
  GM CLASSIC 86.948 48.405 -44,3
  GM CELTA 74.655 42.654 -42,9
  FIAT PUNTO 40.408 24.649 -39
  FORD FIESTA SEDÃ 37.545 23.944 -36,2
  FORD FOCUS HATCH 19.343 12.633 -34,7
  FIAT UNO 184.375 122.269 -33,7
  RENAULT CLIO HATCH 29.913 20.301 -32,1
  FIAT IDEA 23.452 16.777 -28,5
10º   VOLKSWAGEN GOL 255.073 183.367 -28,1
11º   VOLKSWAGEN AMAROK 24.195 17.850 -26,2
12º   VOLKSWAGEN JETTA 14.351 10.600 -26,1
13º   NISSAN VERSA 20.730 15.400 -25,7
14º   NISSAN FRONTIER 15.596 11.589 -25,7
15º   GM CRUZE HATCH 22.466 17.050 -24,1
16º   GM MONTANA 46.712 35.735 -23,5
17º   VOLKSWAGEN FOX 129.937 101.341 -22
18º   GM COBALT 59.690 47.060 -21,2
19º   FORD FIESTA HATCH 136.727 108.393 -20,7
20º   FORD ECOSPORT 66.103 54.262 -17,9
21º   FIAT SIENA 129.837 106.974 -17,6
22º   VOLKSWAGEN VOYAGE 89.760 75.138 -16,3
23º   HONDA CITY 29.245 24.731 -15,4
24º   CITROEN C3 33.671 28.745 -14,6
25º   HONDA CIVIC 60.973 52.264 -14,3
26º   GM SPIN 41.984 36.797 -12,4
27º   FIAT PALIO WEEKEND 20.704 18.332 -11,5
28º   MITSUBISHI PAJERO 16.506 14.748 -10,7
29º   GM CRUZE SEDÃ 26.528 24.507 -7,6
30º   RENAULT SANDERO 102.521 95.385 -7
31º   GM S10 54.177 50.761 -6,3
32º   FIAT DUCATO 12.740 12.208 -4,2
33º   MITSUBISHI L200 21.372 20.572 -3,7
34º   RENAULT DUSTER 50.223 48.876 -2,7
35º   HYUNDAI HB20 122.331 119.788 -2,1
36º   FIAT DOBLO 16.501 16.332 -1