Engolido pelo Yaris, hatch da Toyota vendeu 43% a menos que no ano passado. Veja abaixo o ranking dos perdedores

Se por um lado está saboreando o sucesso do Yaris, por outro a Toyota amarga a liderança de um ranking pouco honroso, o dos carros que mais perderam vendas no mercado brasileiro este ano. O Etios hatch vendeu apenas 13.911 unidades de janeiro a setembro, 43,5% a menos do que no mesmo período do não passado, quando foram licenciadas 23.911 unidades.

As versões topo de linha do Etios (XLS e Platinum) deixaram de ser produzidas; ficaram apenas as versões X e X Plus, que foram reposicionadas. O objetivo era deixar os preços do Etios mais atrativos sem impactar nas vendas do Yaris. Mas o carro foi engolido pelo irmão mais novo.

Além do Etios, a Toyota viu o Corolla perder espaço este ano, o que se explica pela expectativa do mercado em relação à chegada do modelo novo, inclusive da versão híbrida flex. Tanto que nos primeiros dias da versão 2020 no mercado as vendas já reagiram e o carro já está entre os dez mais vendidos.

O segundo que mais perdeu este ano foi o Tracker, da GM, com 43,4% a menos do que no período janeiro-setembro do ano passado: o SUV vendeu apenas 12.574 unidades. A GM tem também o terceiro que mais perdeu, o sedã Cobalt, com 33% a menos (9.952 unidades) do que em 2018 e o 6º, o Cruze, com 10,8% a menos.

O Cromos, da Fiat, vendeu 24,5% a menos e o Versa, da Nissan, 22,8%. Entre os dez que mais perderam estão ainda a Saveiro, o Sandero e o Gransiena.

Veja abaixo os 17 carros que venderam este ano menos do que no período janeiro-setembro do ano passado