Seguindo as tendências mundiais em customização de motos, a Eurobike BMW lançou nesta semana, em parceria com o Johnnie Wash – especializado em customização de motos – três modelos da BMW R Nine T customizadas.

Feita com foco em customização o modelo já vem preparado de fábrica para este fim. A BMW R Nine T tem motor bicilíndrico boxer refrigerado a ar/óleo de 1.170 cc e 110 cv de potência a 7.500 rpm, o mesmo utilizado na versão anterior da BMW R 1200 R. Com torque máximo de 119 Nm a 6.000 rpm a moto passa dos 200 km/h e a transmissão é de seis velocidades, com relação final por eixo cardã. Criada para comemorar os 90 anos da BMW Motorrad, a R Nine T tem desenho inspirado no passado, mais precisamente no primeiro modelo criado pela marca, a R32, ao estilo das lendárias “Café Racer”.

Para Ricardo Medrano, dono do Johnnie Wash, os brasileiros aficionados por este tipo de veículo procuram, cada vez mais, garagens e centros de customização para transformar suas motocicletas em objeto de desejo, com total exclusividade de layout e peças. “Vivemos um momento de crescimento importante em customização no Brasil”, definiu o empresário.

As motocicletas BMW R Nine T, após customizadas, tiveram as seguintes alterações:

BMW R Nine T/ vermelha e preta

O modelo de entrada custa R$ 76.390,00. Sua customização envolve a troca de bancos em plástico ABS com acabamento de couro terracota, sistema ótico dianteiro e traseiro em LEDs direcionais, encurtamento do subchassi, acabamento de pintura eletrostática preta dos componentes de suspensão e motor, pintura personalizada em tons brilho e fosco, retrovisores menores e integrados ao guidão e filtro de ar esportivo. A moto recebeu ainda pintura eletrostática preta e aplicação de manta térmica na cor grafite nos escapamentos.

BMW R Nine T / prata e preta

O modelo intermediário custa R$ 86.450,00. Neste projeto foi adotado o sistema de monoposto com rabeta esportiva, sistema ótico dianteiro e traseiro de LED, acabamento de pintura eletrostática preta dos componentes de suspensão e motor, retirada e encurtamento do subchassi, filtro de ar esportivo, pintura das rodas e escapamento esportivo. O modelo recebeu novo guidão e espelhos esportivos integrados, pintura alumínio fosco escovado com banco de couro vermelho. Na motorização foi acrescida uma dose de veneno com a instalação de filtro esportivo e chip de potência proporcionando 14 cv a mais na roda. O chip será ativado a após a primeira revisão.

BMW R Nine T / Marrom

A versão mais sofisticada, além das inovações incorporadas dos modelos anteriores, agrega desenho mais esportivo e agressivo, rabeta aerodinamicamente desenhada para redução de atrito, escapamento com molas de fixação esportivo instalado por debaixo do subchasssi, suporte de placa e conjunto ótico traseiro flutuante, pintura metalizada fosca, grafismo em preto e banco monoposto de couro preto. Seu sistema de admissão de ar foi redesenhado com filtros esportivos independentes por cabeçote, substituindo por completo o original, uma vez que todo o compartimento de bateria e módulos de controle foram realocados para debaixo do tanque. A motorização com este novo sistema e chip de potência gera 18 cv a mais, ativados sempre após a primeira revisão. Essa versão será vendida por R$100.460,00.

Um destaque importante é que as três motocicletas podem voltar ao modelo original e todas as características mecânicas e elétricas foram mantidas, preservando a garantia de fábrica.

A BMW R Nine T original custa R$61.500,00 e o tempo de espera para customizar é de 20 dias após a compra.

Luiz Cipolli Junior