Mitsubishi Eclipse Cross vem do Japão e começa a ser vendido em novembro

Mitsubishi Eclipse Cross - Tom Papp-Mitsubishi (12)

Destaque nos anos de 1990, o Mitsubishi Eclipse se popularizou entre famosos e alguns jogadores de futebol no Brasil. Depois do sucesso obtido no primeiro filme da série Velozes e Furiosos, o esportivo acabou virando o preferido pelos apaixonados por tunig – expressão inglesa usada por quem gosta de personalização.
Pois agora ele está de volta, com aspecto e características diferentes: ao contrário do modelo antigo, que era um esportivo, o Eclipse passou a ser um utilitário esportivo, e virou Eclipse Cross.

Apresentado no ano passado no salão de Genebra, o carro chega ao mercado brasileiro em novembro e passa a integrar a família de SUVs, posicionando o modelo entre o compacto ASX e o Outlander.

Mitsubishi Eclipse Cross - Tom Papp-Mitsubishi (15)

Tem desenho moderno, linhas marcantes seguindo o novo conceito global da marca japonesa. Na dianteira, destaque para os detalhes cromados, luzes diurnas e farois de led. A linha curva do teto sobressai pelas laterais até a parte traseira, encontrando o vidro traseiro inclinado. O desenho traseiro tem um requinte criado em torno das luzes altas e janela traseira dividida, no mesmo estilo usado no antigo Citroën C4 VTR, possibilitando uma visão maior de dentro para fora.

O visual é completado com teto solar panorâmico duplo permitindo mais luz no interior, O Eclipse Cross utiliza a mesma plataforma do ASX, tem 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,68 m de altura e tem 2,67 m de entre-eixos. Muito espaçoso por dentro, conta com um porta-malas de 473 litros, podendo chegar a 1.197 litros ao rebater o banco traseiro.

Mitsubishi Eclipse Cross - Tom Papp-Mitsubishi (49)

O motor é um1.5 turbo de dupla injeção com 165cv de potência e 25,5kgf.m de torque. Acoplado ao motor, a nova transmissão CVT de oito marchas virtuais que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista. Além disso, o SUV tem um sistema de controle dinâmico integrado ao 4WD. O sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro e o motorista pode optar por três tipos de condução: Auto, Snow ou Gravel, dependendo das condições do terreno.

O modelo é oferecido em duas versões e conta com uma lista recheada de equipamentos de série. Como opcional, o consumidor poderá escolher entre a tração 4×2 ou 4×4. Custa R$149.990,00 e R$155.990,00 respectivamente.

Mitsubishi Eclipse Cross - Tom Papp-Mitsubishi (7)

Confira a lista de equipamentos do Eclipse Cross:
Conforto / Tecnologia
– Ar-condicionado digital de duas zonas, volante multifuncional, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade e rodas de alumínio de 18 polegadas com acabamento diamantado e pneus 225/55R18, chave de presença, sensor de chuva e acendimento dos faróis, espelhos retrovisores elétricos com rebatimento automático, luz indicadora de direção e desembaçador, botão start stop para partida, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, head up display, multimídia com tela de sete polegadas com android Auto e Apple Car Play, áudio streaming e conexão wifi, que permite o acesso a aplicativos como waze e spotify.

Mitsubishi Eclipse Cross (18)

Segurança
– Freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS, BOS, um sistema que monitora constantemente os pedais. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, as rotações do motor são reduzidas gradativamente até a parada total e controlada do veículo, assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h, aviso de tráfego traseiro, limitador de velocidade, controle de estabilidade,controle de tração, piloto automático inteligente, que diminui e acompanha a velocidade do veículo à frente, sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar, aviso de saída de faixa de rolamento e nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.

Mitsubishi Eclipse Cross (2)

A Mitsubishi vai trazer do Japão 300 unidades por mês. Seu mix de vendas se concentrará inicialmente em 60% na versão 4×4 e 40% na 4×2.
Em breve daremos nossas impressões ao dirigir

Luiz Cipolli Junior, de Porto Alegre, RS