Pesquisa da Anfavea mostra que ano que vem pode ser melhor para o setor automotivo

O ano de 2019 segue estável para o setor automotivo, com crescimento moderado e se recuperando, vagarosamente, da crise que vive desde 2015, quando os números de venda, produção e exportação começaram a cair.

O cenário para 2020 poderá ser diferente. Uma pesquisa da Anfavea, associação que reúne os fabricantes, feita na plataforma Webmotors de compra e venda de veículos, mostrou que 88% dos 6,7 mil entrevistados no site querem trocar de carro no próximo ano.

O principal motivo listado para a troca é o envelhecimento do veículo.

A taxas de juros em queda e maior oferta de crédito podem fazer as vendas aumentarem, afinal, 75% das pessoas que querem um novo veículo preferem financiar a comprar à vista, conforme o levantamento.

As reformas previstas pelo Governo Federal também podem contribuir para a recuperação do setor, de acordo com a associação.

A Anfavea mantém o otimismo sobre o crescimento do setor no próximo ano e credita isso ao crescimento do PIB, que reflete recuperação da confiança do consumidor.

Outra coisa e a distância entre o desejo de comprar e a decisão de compra. É uma distância muito grande e que pode ser ampliada dependendo da economia.