Montadora vai fechar a fábrica de São Bernardo do Campo; Fiesta e Focus também deixam de ser produzidos

 

A GM ameaçou, mas foi a Ford que tomou a iniciativa de encerrar a produção (de caminhões) no Brasil.

A empresa vai fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, onde trabalham 2,8 mil funcionários e onde são produzidos os modelos Cargo e o F-4000.  Vai encerrar também a produção do Fiesta, feito na mesma unidade, e do Focus, produzido na Argentina.

A empresa garante que, “em parceria com fornecedores e concessionárias”, vai dar assistência técnica, garantia e peças aos consumidores e prevê uma despesa de US$ 460 milhões em indenizações.

Com a decisão, a Ford reduzirá em “mais de 20%” os custos com funcionários e estrutura administrativa em São Bernardo e vai fortalecer o mercado utilitários esportivos e picapes “que são os segmentos que mais crescem no Brasil”.

Os primeiros veículos de carga produzidos pela Ford nos Estados Unidos eram derivados do Modelo T, em 1917, e desde 1919 já eram vendidos no Brasil, portanto há 100 anos.

O primeiro caminhão feito no Brasil foi o F-600, em 1957, seguindo o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek.