– Marca fechou o trimestre com 8,3% das vendas, contra 9,4% em 2018; Hyundai, Honda, Nissan e Volkswagen também perderam

– Veja a lista das marcas que venderam menos do que no ano passado

Enquanto algumas marcas aumentam consideravelmente a participação no mercado este ano, casos de Fiat, GM e Renault, outras perderam espaço no mercado interno nos três primeiros meses do ano. Depois de fechar 2018 com 9,4% de participação nas vendas de carros e comerciais leves, a Ford teve um desempenho ruim no primeiro trimestre, fechando o período com apenas 8,3%, perdeu, portanto, expressivo 1,1 ponto percentual, período em que o mercado aumentou as vendas em 11,3%.

A mesma perda foi registrada pela Hyundai, que caiu de 8,8% para 7,7% este ano (1,1 ponto a menos): vendeu 44.652 contra 45.454 no primeiro trimestre do ano passado.

Honda, Nissan e Volkswagen também tiveram perdas importantes: a Honda vendeu 31,6 mil carros este ano, contra 33.405 no trimestre de 2018, perdendo 0,9 ponto percentual (caiu de 6,3% para 5,4%). A Nissan ficou com 0,8 pp a menos (3,8% contra 4,6%, com 22.296 unidades contra 24.304) e a Volkswagen vendeu apenas 77.476, contra 82.294 no mesmo período do ano passado, o que a fez perder meio ponto de participação: caiu de 14,7% para 14,2%.

Veja a lista completa das marcas que mais perderam participação este ano

Para você ter um retrato completo do comportamento das marcas no primeiro trimestre, produzimos alguns rankings: