Camaçari participa do desenvolvimento de tecnologias de elétricos, autônomos e conectados

 

A indústria automotiva vive um momento de grande transformação e a Ford enxergou nesse cenário a oportunidade de exportar um produto muito valorizado hoje no mercado: conhecimento. Com isso, os 1.500 profissionais do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, sediado na Bahia, passaram a atuar em projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados.

“A inovação contínua é o diferencial entre as empresas que vão crescer e as que vão desaparecer neste mundo em constante mudança. Isso nos leva a outro grande desafio: a demanda cada vez maior por engenheiros e especialistas. Vimos nesse cenário a oportunidade de ampliar nossa atuação com a exportação de serviços de engenharia para os principais mercados da Ford no mundo, aproveitando a criatividade, versatilidade e a sólida experiência em custos dos nossos profissionais”, disse o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, ao apresentar a nova estrutura da empresa.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil é um dos nove da empresa no mundo

“Hoje, nosso Centro de Desenvolvimento opera como uma unidade de negócio autossustentável, com uma expectativa de receita de R$ 500 milhões este ano para a Ford”, disse o dirigente

A estrutura inclui a sede em Camaçari e o hub em Salvador,o Centro de Desenvolvimento e Testes em Tatuí, São Paulo; e uma estrutura em Pacheco, na Argentina.

A sede em Camaçari tem uma área de seis mil metros quadrados, com estúdio de design, laboratórios de realidade virtual e de Teardown – que realiza a desmontagem e análise de componentes –, escritórios e o D- Ford, uma área que funciona como uma startup com foco em inovação.

O Brasil também participa do desenvolvimento dos veículos autônomos, o conhecimento brasileiro é aplicado na adequação da carroceria para posicionamento de sensores, radares e câmeras e para a padronização de suas instalações, bem como no projeto de seus sistemas de limpeza.

Projetos criados para o mercado brasileiro em conjunto com o time de Tecnologia da Informação, inclui funcionalidades conectadas da Transit, como a assistência técnica em conferência, o acompanhamento preventivo inteligente e os relatórios de indicadores para o negócio.

Luiz Cipolli Junior