Em cinco anos serão mil robotáxis em várias cidades

A Ford vai lançar nos Estados Unidos o robotáxi, carro autônomo para o transporte público de passageiros. O projeto foi desenvolvido em conjunto com duas empresas, a Lyft, rede de transporte por aplicativo, e a AI, desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma.

Cada empresa traz a escala, o conhecimento e a capacidade em sua área de especialização para tornar o táxi autônomo uma realidade de negócios.

A operação começa ainda este ano, mas por medida de segurança, nessa fase inicial haverá um motorista no carro. O objetivo é colocar mil carros autônomos para rodar em vários mercados nos próximos cinco anos.

Segundo Scott Griffith, da Ford Veículos Autônomos e Negócios de Mobilidade, as três empresas consideram que os veículos autônomos serão um elemento chave para uma mobilidade urbana mais limpa, segura e eficiente.

“É o início de um relacionamento importante entre as empresas, que pretendem oferecer uma experiência confiável e de alta qualidade para os passageiros, com uma operação de grande escala em várias cidades”, disse o executivo.