– Motor 2.0 turbo tem 248 cavalos, 14 a mais que a versão anterior  novo-fusion-2017_1

Lançado há menos de 10 meses no Salão de Detroit, o Fusion 2017 chega ao mercado brasileiro mais potente e com mais itens de tecnologia, com novo visual e interior mais requintado.

novo-fusion-2017_7

Na dianteira, destaques para os novos faróis com luzes de posição de led, grade ativa que abre e fecha conforme necessidade de manter a temperatura do motor e para-choque redesenhado.

Na traseira, novas lanterna de led, friso cromado que liga uma lanterna a outra e aerofólio integrado a tampa traseira.

novo-fusion-2-0-ecoboost_bahia_5

Outra novidade é a versão SEL Ecoboost,  que vai brigar em preço com o novo Honda Civic Tourig.

O Fusion tem três opções de motores, que foram aprimorados para aumentar a eficiência no desempenho e consumo: 2.5 flex, 2.0 Ecoboost e Hybrid – este último será mostrado apenas em outubro.

novo-fusion-interior_1

O Ecoboost chega com novidades que resultam em um ganho de 6% no desempenho, 7% no consumo e 6% nas emissões. Tem 248 cv – 14 cv a mais que o anterior.

Os avanços técnicos incluem um novo turbo pulsativo e coletor de escape integrado ao cabeçote com duas câmaras independentes, taxa de compressão elevada, sistema de injeção direta aprimorado e componentes de baixo atrito.

novo-fusion-2017_6

Ele faz 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina.

O Duratec 2.5 flex também ficou 7% mais econômico no consumo combinado cidade/estrada, mantendo a mesma potência e torque, de 175/167 cv (@ 6.000 rpm) e 236/228 Nm (@ 4.500 rpm), respectivamente. Com álcool, ele faz 6,0 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada e, com gasolina, roda 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

novo-fusion-interior_2

O Fusion 2017 tem transmissão automática de seis marchas em toda a linha e botão rotativo que substitui a alavanca de câmbio no console. Além de melhorar a ergonomia e o aproveitamento do espaço, o sistema tem outros dois recursos: na versão 2.5 tem a função Low, que segura o carro em declives usando o freio-motor; na Ecoboost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva e trocas manuais por borboletas atrás do volante.

A suspensão tem novas molas e amortecedores e foi recalibrada e levemente elevada (em 12 mm), melhorando a condução em estrada e na transposição de valetas e lombadas.

novo-fusion-2017_5

O que tem cada versão

Fusion SE 2.5 Flex – R$ 121.500,00

Faróis com luzes diurnas de led, grade frontal com controle ativo, rodas de 18 polegadas, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave, sistema SYNC 3 com 11 alto-falantes, CarPlay, Android Auto e AppLink, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Fusion SEL 2.0 Ecoboost – R$ 125.500,00

Acrescenta borboletas atrás do volante para troca de marcha, rodas exclusivas, sistema start/stop de desligamento automático do motor e partida remota. Teto solar como opcional por R$ 4 mil.

Fusion Titanium 2.0 Ecoboost FWD – R$ 138.000,00       

Acrescenta faróis de led, novas rodas, monitoramento de ponto cego, aviso de saída de faixa, farol alto automático, sistema de som Sony com 12 alto-falantes, banco do passageiro com ajuste elétrico em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, aerofólio traseiro e luz ambiente. Teto solar é opcional.

Fusion Titanium 2.0 Ecoboost AWD – R$ 154.500,00

Acrescenta alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo com “stop and go”, teto solar elétrico e tração integral.

O Ford Fusion 2017 tem garantia de três anos e plano de revisões com preço fixo: 1ª revisão (12 meses ou 10.000 km): R$316,00; 2ª revisão (24 meses ou 20.000 km): R$ 664,00; 3ª revisão (36 meses ou 30.000 km): R$656,00.

Luiz Cipolli Junior, de Praia do Forte, BA