– Honda (88,3%) e Fiat (87,6%) são as mais dependentes do mercado brasileiro, onde Peugeot tem apenas 32,2%

GM_Onix-2015

Não foi só o mercado automobilístico brasileiro que sofreu com a queda de vendas. A comercialização de veículos na América do Sul também caiu em 2014. Foram vendidos no ano passado 5.301.327 unidades, contra 5.939.644 em 2013, o que representa uma queda de 10,7%, maior portanto que a do Brasil (7,1%).

A GM foi a líder na América do Sul em 2014, com 875.288 unidades vendidas, sendo que, só no Brasil a montadora vendeu 578.802 unidades, ou 66,1% do total no Continente.

A Fiat, líder no Brasil, ficou com o segundo lugar no ranking da América do Sul, com 796.647 unidades, sendo que 87,6% desse no Brasil (698.255).

A Volkswagen é a terceira montadora que mais vende na América do Sul, com 763.016 unidades comercializadas no ano passado (81,2% das vendas da marca foram feitas no Brasil: 619.272).

Quarta colocada no mercado brasileiro, a Ford é também a quarta na América do Sul, com 471.945 carros no ano passado: 69,4% do total foi vendido no mercado brasileiro.

A francesa Renault vendeu 387.085 no Continente e 237.228 (61,3%) no Brasil e a Toyota vendeu 345.242 unidades na América do Sul, sendo que 56,6% no Brasil (195.436 unidades).

Na lista das dez marcas mais vendidas na América do Sul, a Peugeot é a que menos depende do Brasil. Do total de 126.043 carros comercializados em todo o Continente no ano passado, apenas 40.534 foram no Brasil, ou 32,2%.

Já a Honda é a mais dependente do mercado brasileiro: nada menos do que 88,3% de todas as vendas na América do Sul (156.141) foram feitas no Brasil em 2014 (137.914). A Fiat também te grande dependência do mercado brasileiro: 87,6% das vendas da marca na região são feitas no País.

A única diferença entre os dez primeiros no Brasil e na América do Sul é o décimo colocado, que no Brasil é a Mitsubishi e na América é a Peugeot.

Há também uma troca de posições: no Brasil a Hyundai é a sexta colocada e a Toyota é a sétima. No ranking da América do Sul as duas trocam de posição.

Veja o ranking das dez montadoras que mais vendem na América do Sul

Class. Marca América do Sul Brasil Brasil %
1) GM 875.288 578.802 66,1
2) Fiat 796.647 698.255 87,6
3) Volkswagen 763.016 619.272 81,2
4) Ford 471.945 327.705 69,4
5) Renault 387.085 237.228 61,3
6) Toyota 345.242 195.436 56,6
7) Hyundai 338.472 237.160 70,1
8) Honda 156.141 137.914 88,3
9) Nissan 143.316 72.366 50,5
10) Peugeot 126.043 40.524 32,2