– A Fiat foi mais competente na briga de foice pela liderança e colocou o Palio pela primeira vez no topo do ranking

Depois de 27 anos no topo do ranking de vendas, sem nunca ter sido ameaçado, o Gol perdeu a preferência do consumidor brasileiro, que o trocou pelo velho rival, o Palio, da Fiat, líder pela primeira vez na história.

Valeu tudo na briga de Volkswagen e Fiat para colocar o seu carro na liderança de vendas em 2014: descontos, facilidades no financiamento, desova de estoque para locadoras e frotistas em vendas diretas a preços abaixo da tabela. Ambas as marcas têm grande experiência e canais de distribuição para ampliar as vendas e esgotaram as suas possibilidades, contribuindo para fazer de dezembro o terceiro maior mês em vendas da história do setor automobilístico no Brasil e reduzir a queda de vendas para 6,9% no fechamento do ano.

Mas o Gol foi quem morreu na praia; e por muito pouco. O Palio vendeu no ano passado 183.744 unidades, cerca de 400 unidades a mais do que o Gol, que ficou com 183.366, diferença mínima considerando o volume de vendas de cada um.

Fenômeno de vendas em 2014, quando chegou a liderar o ranking, a picape Strada fechou o ano como terceiro veículo mais vendidos no País, colocando pela primeira vez uma picape entre os três primeiros: no ano passado a picape da Fiat ficou com uma mera sétima posição.

O Onix também teve um avanço importante no ranking 2014: saltou da oitava para a quarta posição, vendendo 150.842 unidades. Já o Uno caiu de segundo lugar em 2013 para quinto no ano passado: o carro da Fiat vendeu 122.978 unidades em 2014.

O Hyundai HB20 garantiu a sexta posição, com vendas de 119.789 unidades, melhorando três posições no ranking em relação ao ano anterior, enquanto o Fiesta, sétimo colocado (108.393 unidades), caiu três posições.

Siena, na oitava posição (106.974), Fox (101.341) em nono e Sandero (95.386) em décimo, completam a lista dos dez carros mais vendidos no Brasil em 2014.

O curioso é que, embora tenha havido muitas mudanças de posições, incluindo a do líder, os dez mais vendidos em 2014 são exatamente os mesmos dez mais vendidos de 2013. Nenhuma mudança.

Além de não conseguir manter a liderança com o Gol, Volkswagen não conseguiu colocar o Up entre os dez mais em 2014. O carro de entrada da marca vendeu 58.898, o que lhe deu a 16ª posição. A picape Saveiro ficou em 12º lugar e a Voyage em 13º (83.027 e 75.138 unidades). A GM colocou o Prisma em 11º lugar e a Hyundai garantiu a 15º posição para o HB20 sedã.

Décimo quarto colocado no ranking geral, o Corolla foi o sedã médio mais vendido, com 63.296 unidades, enquanto o Ecosport , que já esteve em melhores posições, encerrou 2014 em décimo sétimo lugar.

Completam a lista dos vinte carros mais vendidos em 2015 o Fit  (53.703), o Civic (52.266) e a picape S10 (50.765).

Veja o ranking dos 100 carros mais vendidos no ano 

Pos. Marca / Modelo Unidades
 Fiat/Palio 183.744
 VW/Gol 183.366
 Fiat/Strada 153.113
 GM/Onix 150.842
 Fiat/Uno 122.978
 Hyundai/HB20 119.789
 Ford/Fiesta hatch 108.393
 Fiat/Siena 106.974
 VW/Fox 101.341
10º  Renault/Sandero 95.386
11º  GM/Prisma 88.376
12º  VW/Saveiro 83.027
13º  VW/Voyage 75.138
14º  Toyota/Corolla 63.296
15º  Hyundai/HB20s 59.940
16º  VW/UP 58.898
17º  Ford/Ecosport 54.263
18º  Honda/Fit 53.703
19º  Honda/Civic 52.266
20º  GM/S10 50.762
21º  Renault/Duster 48.877
22º  GM/Classic 48.405
23º  GM/Cobalt 47.060
24º  Renault/Logan 46.466
25º  Ford/Ka 43.838
26º  Toyota/Hilux 43.309
27º  GM/Celta 42.655
28º  Toyota/Etios hatch 38.814
29º  GM/Spin 36.798
30º  GM/Montana 35.735
31º  Citroen/C3 28.745
32º  Toyota/Etios sedã 27.607
33º  Honda/City 24.731
34º  Nissan/March 24.654
35º  Fiat/Punto 24.649
36º  GM/Cruze sedã 24.507
37º  Ford/Ranger 24.135
38º  Ford/Fiesta sedã 23.944
39º  Fiat/Fiorino 23.804
40º  Peugeot/208 23.521
41º  Mitsubishi/L200 20.572
42º  Renault/Clio 20.301
43º  Fiat/Palio Weekend 18.332
44º  Hyundai/Tucson 18.179
45º  Ford/Focus sedã 17.917
46º  VW/Amarok 17.850
47º  GM/Cruze hatch 17.050
48º  Fiat/Idea 16.777
49º  Fiat/Doblo 16.332
50º  Nissan/Versa 15.400
51º  Hyundai/IX35 15.316
52º  Mitsubishi/Pajero 14.748
53º  Nissan/Sentra 14.270
54º  VW/Golf 14.184
55º  GM/Tracker 14.171
56º  Toyota/Hilux SW4 13.661
57º  Ford/Focus hatch 12.633
58º  Ford/Fusion 12.302
59º  Renault/Master 12.302
60º  Fiat/Ducato 12.208
61º  Mitsubishi/ASX 12.153
62º  Nissan/Frontier 11.589
63º  VW/Jetta 10.600
64º  Kia/Sportage 10.382
65º  VW/Spacefox 10.274
66º  GM/Agile 9.831
67º  Citroen/C4 Lounge 9.241
68º  Hyundai/HR 8.694
69º  Renault/Fluence 8.483
70º  Toyota/RAV4 8.460
71º  BMW/320 7.415
72º  Mitsubishi/Outlander 7.308
73º  Citroen/C3 Aircross 7.294
74º  Ford/Ka sedã 7.068
75º  Honda/CRV 6.936
76º  Fiat/Linea 6.750
77º  Land Rover/Evoque 5.948
78º  Nissan/Livina 5.809
79º  Peugeot/308 5.574
80º  VW/Polo sedã 5.374
81º  Renault/Kangoo 5.267
82º  Hyundai/I30 5.183
83º  Fiat/500 5.063
84º  Mercedes/ Classe C 4.648
85º  GM/Sonic hatch 4.623
86º  Lifan/X60 4.586
87º  Mitsubishi/Lancer 4.503
88º  Fiat/Bravo 4.437
89º  VW/Kombi 4.273
90º  Hyundai/Santa Fe 4.242
91º  Peugeot/207 4.223
92º  VW/Tiguan 4.164
93º  Kia/K2500 4.081
94º  Iveco/Daily 3.865
95º  Kia/Cerato 3.811
96º  Audi/Q3 3.766
97º  Fiat/Freemont 3.707
98º  Citroen/C3 Picasso 3.688
99º  Hyundai/Elantra 3.518
100º  VW/Polo hatch 3.489