Primeiro híbrido da Volks no Brasil, Golf GTE combina o uso urbano e a esportividade

A Volkswagen acabou de dar o primeiro passo rumo à eletrificação de veículos no Brasil com a chegada do Golf GTE, uma versão híbrida plug-in do consagrado hatch da marca. O carro vai ser importado da Alemanha e deve chegar por aqui até o final de 2019.

O GTE tem dois motores: um a combustão 1.4 TSI de 150 cavalos e um elétrico de 75 kW e 102 cv que, somados, fazem 204 cavalos e tem mais de 900 km de autonomia, isso porque o motor a combustão e os freios mandam energia cinética para a bateria que se mantém sempre carregada.

O motor elétrico sozinho tem autonomia de 50 km e demora 2h45 para atingir carga completa. É um desempenho bom para o uso urbano, no dia-a-dia, sem precisar acionar o motor a combustão.

O hatch tem quatro modos de condução:

– modo elétrico: usa apenas o motor elétrico de 102 cv com velocidade máxima de 130 km/h e 50 km de autonomia

– modo híbrido: usa os dois motores, mas aciona o motor a combustão só quando o carro precisa de mais força. Nesse modo a força do motor e a energia cinética dos freios recarregam a bateria do motor elétrico.

– modo recarga: nesse caso o motor a combustão é acionado e recarrega a bateria do motor elétrico.

– modo GTE: os dois motores trabalham juntos para dar mais potência ao carro. Nesse modo o hatch atinge 222 km/h de velocidade máxima e faz de 0km/h a 100km/h em 7,6 segundos.

Por dentro, o GTE tem painel digital e tela multimídia que mostra como os motores estão funcionando com indicações de luzes azuis para o motor elétrico, vermelhas para o motor à combustão e verde quando o motor estiver mandando energia para a bateria.

A Volks ainda quer lançar mais quatro modelos eletrificados na América Latina até 2023.