– 25 anos e nove milhões de carros depois, Gol e Voyage são mais uma vez renovados

Gol_Connect_34_Frente_FB

Depois de 6,7 milhões de Gol e 1,4 milhão de Voyage, não é que essa Grande Família volta a reforçar a sua presença no Brasil e em mais 60 países onde atua há 35 anos?

Gol_Connect_34_Traseira_FB

E inicia uma reviravolta na imagem da Volkswagen, que pretende retomar uma postura mais emocional junto ao consumidor, ou melhor, busca “voltar a ser a referência que sempre teve no mercado”, conforme palavras do vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal, lamentando o tempo em que a empresa, sob orientação da matriz alemã, manteve uma postura fria, técnica, sem alma, apática.

Gol_Trendline_Painel_Frontal_Total

A orientação da nova relação mais emotiva com o consumidor é mundial e os novos modelos Gol e Voyage se destacam por carregar os três pilares da nova fase da montadora alemã:

Conectividade: “O carro tem que estar conectado o tempo todo, com todo mundo. O celular passou a ser um órgão do corpo”

Eficiência: “Mesmo num carro compacto, o consumidor quer eficiência, o que o novo motor oferece: mais potência e menos consumo”

Gol_Highline_Completo_Sistema_Som_Discover_Media

Design: “Para o brasileiro, o design é fundamental”

O painel do carro é a essência e a somatória dos elementos design e conectividade. A empresa diz que é o modelo mais conectado de segmento. Tem sistema para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque de 6,3 polegadas com várias plataformas operacionais. O suporte para celular fica no topo e ao centro do painel, proporcionando uma direção mais segura, um carregamento mais fácil e maior interatividade. Dentro do carro, o painel te remete a uma sensação de estar num carro de categoria superior, reforçado pelo volante multifuncional, mais requintado.

Voyage_Highline_34_Frente_FB_Sirius

O desenho se desenvolveu também na área externa. A frente tem farois e grades novos; a segunda grade, inferior, confere um aspecto esportivo ao carro e amplia sua dimensão lateral. A propósito, essa é a grande característica do desenho do novo modelo: linhas retas na frente e, principalmente, na traseira (onde há seis linhas de um lado ao outro do carro, cortando toda a traseira), o que dá a impressão que o carro tem uma largura maior. Só impressão: as dimensões não foram alteradas.

Voyage_Highline_34_Traseira_FB_Sirius

 

Além de mudanças estéticas, Gol e Voyage se renderam ao motor 3C, que já equipa os principais carros de entrada no Brasil e está agradando o consumidor.

Ambos vêm com motor 1.0 de três cilindros, flex, de 82 cavalos cuja eficiência energética melhorou até 11%, segundo a fábrica. Obteve a nota A no Programa de Etiquetagem do Inmetro. Outra opção é o motor 1.6 flex de 104 cv, que pode ser equipado com o câmbio automatizado.

Os dois vêm em três versões de acabamento: Trendline, Comfortline e a Highline.

Para reforçar a nova tecnologia em conectividade, oferecida somente em modelos de outros segmentos, a Volkswagen vai oferecer nos primeiros meses, uma versão especial para o novo Gol, a Connect, que será diferenciada com uma cor azul especial e detalhes internos no painel e tecidos dos bancos em tom azulado. Esta versão tem os mesmos equipamentos da versão Comfortline, além do sistema multimídia Discovery Media, o mais completo da marca. O Gol Connect custa R$ 45.190.

Veja a lista de equipamentos das demais versões:

 Gol 1.0 Trendline – R$ 34.890 / Voyage 1.0 Trendline – R$ 40.990

Direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, sistema de partida a frio, banco do motorista com ajuste de altura; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; faróis com máscara negra, conta-giros, preparação para som, travas e vidros elétricos dianteiros e rodas de aço de 14 polegadas

Está versão oferece como opcional: ar-condicionado, sistema de interatividade (rádio, bluetooth e entradas USB, SD e auxiliar) e o “Composition Touch”, com tela sensível ao toque de 5 polegadas).

Gol 1.6 Trendline – R$ 40.190 / Voyage 1.6 Trendline – R$ 44.590

Mesmos itens da versão anterior, com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque com etanol (101 cv/15,4 kgfm com gasolina). Os opcionais são os mesmos.

Gol 1.0 Comfortline – R$ 42.690 / Voyage 1.0 Comfortline – R$ 46.490

+ ar-condicionado, terceiro apoio de cabeça para os passageiros traseiros, chave canivete, computador de bordo, retrovisores com repetidores de luz de seta, faróis e lanterna de neblina, abertura elétrica e iluminação no porta-malas, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rodas de aço de 15 polegadas; travas e vidros elétricos dianteiros e sistema multimídia com Bluetooth e função streaming. Entre os opcionais estão o pacote Urban, que conta com rodas de alumínio de 15 polegadas, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, travamento elétrico por comando remoto, vidros elétricos traseiros e dianteiros, retrovisor direito com função tilt-down  e sensor de estacionamento traseiro

Gol 1.6 Comfortline – R$ 47.490 / Voyage 1.6 Comfortline – R$ 49.790

Mesmos itens da versão 1.0, só que com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm de torque com etanol (101 cv/15,4 kgfm com gasolina). Tem como opcional: cambio automatizado e rodas de 16 polegadas.

Gol 1.6 Highline – R$ 51.990 / Voyage 1.6 Highline – R$ 55.290

A versão topo de linha tem acabamento mais sofisticado como frisos cromados, lanternas escurecidas, pedaleiras esportivas, entre outros.

Como opcional a versão Highline tem: Discover Media, rodas de alumínio de 16 polegadas, bancos de couro, piloto automático, função coming/leaving home dos faróis, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.