– Scooter é o veículo de duas rodas menos depreciado do mercado; Honda leva oito dos 17 prêmios por categoria

honda pcx 150

A Honda PCX 150 foi a grande campeã do Prêmio Maior Valor de Revenda Motos 2016, que homenageou as motos que obtiveram o maior valor depois de um ano de uso.

O prêmio, feito em parceria com a Textofinal, é derivado do Prêmio Maior Valor de Revenda Carros, iniciado em 2014 e que terá sua terceira edição em outubro próximo. A premiação para o setor de duas rodas é feita pela primeira vez este ano.

É o resultado do Estudo de Depreciação de Veículos realizado pela Autoinforme com a cotação de Molicar, com base nos preços realmente praticados no mercado de motos e compara o preço real da moto zero quilômetro vendida em  março  de 2015 com o preço da mesma moto, usada, vendida em março de 2016, portanto um ano depois.

A PCX 150 apresentou uma depreciação de apenas 8,9% depois de um ano. A Honda foi a marca que mais recebeu prêmio nesta primeira edição do Prêmio Maior Valor de Revenda para veículos de duas rodas. Além da campeã geral, que foi vencedora na categoria Scooter até 200cc, a Honda, que detém 67% das vendas no mercado brasileiro, venceu também nas categorias:

Crossover, com a CB 500 X, com uma depreciação de 9,9%,

Custom até 800cc, com a Shadow 750cc  (-11,5%)

Motoneta, com a Biz 100/125 (-10,2%)

Naked até 800cc, com a CB 500 F (-11,5%)

Scooter até 200cc, com a PCX 150 (-8,9%)

Sport até 800cc, com a CB 300 R (-10,5%)

Street, com a CG 150 (-10,8%) e a

Trail, com a NXR 160 Bros (-9,8%).

A Dafra ganhou em duas categorias: 50cc, com a ZIG 50cc (depreciação de 15,5%) e na Scooter acima de 200cc, com a SYM Citycom 300i, que teve uma depreciação de 10,5%.

Outras duas marcas também obtiveram dois prêmios:

A Harley-Davidson venceu nas categorias Custom acima de 800cc (Dyna Low Rider com -9,2%) e na Touring (com a Road King Classic, que teve um índice de -9,5%).

A BMW recebeu os troféus nas categorias Naked acima de 800cc, com a moto S 1000 R (depreciação de 12,3%) e na Sport acima de 800cc, com a BMW S 1000 RR, que teve um índice de -11,9%.

A Yamaha ganhou o Prêmio Maior Valor de Revenda 2016 na categoria Big Trail até 800cc com a XT 660 R, que obteve um índice de -10,9%. A Triumph foi vencedora na categoria Big Trail acima de 800cc, com índice de -11,9% e a Suzuki  venceu na Sport Touring, com a GSX-R 1300, cuja depreciação depois de um ano de uso foi de 13,8%.

Relação dos ganhadores e o índice de depreciação:

Categoria Moto Índice
50cc Dafra ZIG 50cc -15,5
Big Trail até 800cc Yamaha XT 660 R -10,9
Big Trail acima de 800cc Triumph Tiger Explorer 1200 -11,9
Crossover Honda CB 500 X -9,9
Custom acima de 800cc Harley Dyna Low Rider -9,2
Custom até 800cc Honda Shadow 750cc -11,5
Motoneta Honda Biz 100/125 -10,2
Naked até 800cc Honda CB 500 F -11,5
Naked acima de 800cc BMW S 1000 R -12,3
Scooter acima de 200cc Dafra SYM Citycom 300i -10,5
Scooter até 200cc Honda PCX 150 -8,9
Sport acima de 800cc BMW S 1000 RR -11,9
Sport até 800cc Honda CB 300 R -10,5
Sport Touring Suzuki GSX-R 1300 -13,8
Street Honda CG 150 -10,8
Touring Harley Touring Road King Classic -9,5
Trail Honda NXR 160 Bros -9,8

O índice de depreciação é relativo à diferença de preço entre a moto zero quilômetro vendida em 2015 (preço praticado) e a mesma moto com um ano de uso, cotada em 2016, sempre tendo como referência o primeiro trimestre do ano.

A moto, assim como os demais veículos automotores, é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, como valores intrínsecos, isto é: o carisma da marca, e os valores objetivos, como uma boa rede revenda, facilidade no atendimento, manutenção fácil e econômica, facilidade de operação junto à rede independente de oficinas, liquidez na hora da revenda etc. Como conquistar um bom valor de revenda? Valorizando a usada, pagando mais que a concorrência na troca da moto usada da própria marca por uma OK e atender bem o cliente, dando feedback, dando resposta a pedidos e reclamações, resolvendo imediatamente os problemas apresentados, implantando um sistema eficaz de comunicação com o cliente.