– Desenho ao mesmo tempo robusto, sofisticado e tecnologia de gente grande

IMG_4533

A Honda inaugura sua entrada no segmento que mais cresce no mercado, o de utilitário esportivo compacto, chamado também crossover. Apostando no novo HR-V a marca japonesa espera incomodar seus principais concorrentes – Ford Ecosport e Renault Duster – e ganhar uma fatia importante do mercado. A Honda espera vender 50 mil unidades até o final do ano, colocando o HR-V como um dos modelos mais vendidos da marca no mercado brasileiro.

IMG_4535

Aparentemente o preço é bastante competitivo: começa com R$ 70 mil. No entanto a empresa acredita que não vai vender modelo de entrada e aposta nas versões mais equipadas. Inicialmente sua previsão no mix de vendas será de 46% para a topo de linha EXL, seguida pela EX (42%), LX CVT (11%) e 1% para a versão de entrada LX manual.

Honda_HRV_frentlat_3

O HR-V será fabricado em Sumaré/SP e terá um reforço trazido da Argentina. Serão 43 mil unidades produzidas no Brasil e 7 mil unidades do país vizinho até que a nova fábrica de Itirapina comece a funcionar. O novo HR-V chega às 217 concessionárias a partir do dia 20 de março.

Honda_HRV_traslat_2

O HR-V tem plataforma nova, um pouco mais longa apesar de ter como base a do Fit e recebeu diversos elementos do Civic. Com visual moderno e linhas marcantes o novo jipinho japonês ficou ainda mais sofisticado e robusto. Destaques para o espaço interno e praticidade.

Honda_HRV_lateral

Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível, o modelo acomoda confortavelmente até cinco passageiros e tem um bom compartimento de carga. O porta-malas possui 437 litros de capacidade, chegando a 1.100 litros quando rebatido.

Honda_HRV_portamala

O HR-V é equipado com motor 1.8 flex – o mesmo que equipa o Civic de entrada – 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de álcool – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm, isso mesmo, maior potencia na versão gasolina por causa da transmissão CVT.

Honda_HRV_bancos

Além da opção de transmissão manual de seis marchas (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a transmissão variável CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e economia de combustível. A versão topo de linha possui borboletas para troca de marchas no volante e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.

Honda_HRV_interna

Segundo a Honda o consumo do HR-V quando abastecido com gasolina é de 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada e 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada quando abastecido com álcool.

Honda_HRV_multimidia

No quesito segurança, toda a linha HR-V tem de série, controle de tração/estabilidade e direção elétrica com sistema de que enrijece o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.

Honda_HRV_frentlat_2

O carro tem ainda assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subidas e  rodas de alumínio de 17 polegadas (nas versões com câmbio CVT) e a inédita calota de 17”  na versão com câmbio manual”.

Honda_HRV_traslat

Confira os preços das versões e equipamentos do novo HR-V

– Honda HR-V LX MT – R$ 69.900 – Ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção regulável em altura e profundidade, rodas de aço com calotas aro 17, pneus 215/55 R17, trio elétrico (one touch todos os vidros), sistema de áudio com rádio/CD/MP3/USB/Aux, acabamento em couro console central/painel/apoio de braços nas portas, Bluetooth com Hands Free e comandos no volante, freio de estacionamento eletrônico, função Brake Hold (aciona os freios com o carro parado e engatado), VSA (controle de tração e estabilidade), apoio de braço central deslizante, quatro alto-falantes, basculamento do banco traseiro ULT, luzes de leitura, para-sóis com espelho, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, airbag duplo, ABS/EBD, freio a disco nas quatro rodas, Isofix, cintos de três pontos central traseiro com três apoios de cabeça, HSA (assistente de partida em rampa), frenagem de emergência com luzes de alerta, computador de bordo, maçanetas internas e detalhes cromados, chave canivete com acionamentos dos vidros, alarme, tomada 12V, entre outros.

– Honda HR-V LX CVT – R$ 75.400 – Todos os itens acima, mais rodas de alumínio e transmissão automática CVT com simulação de sete marchas.

– Honda HR-V EX CVT – R$ 80.400 – Todos os itens acima, mais volante e manopla do cambio de couro, faróis de neblina, sistema de áudio com visor de 5 polegadas, câmera de ré, repetidores de direção nos retrovisores, limpador de para-brisa variável, para-sóis com espelho e iluminação, porta-revista encosto do passageiro, tomada 12V no espaço traseiro, piloto automático e volante multifuncional.

– Honda HR-V EXL CVT – R$ 88.700 – Todos os itens acima, mais multimídia Android com tela de LCD de 7 polegadas, GPS (informações de trânsito de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília), entrada HDMI, segunda porta USB, bancos de couro, retrovisores com rebatimento elétrico, maçanetas externas cromadas, ar condicionado digital sensível ao toque, borboletas para troca de marcha no volante, comandos de voz para telefonia, porta-revista no encosto do motorista e airbags laterais.

Luiz Cipolli Junior, de Brasília (DF)

Ficha técnica 

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.799 cm3, flex
Potência: 140 cv a 6.500 rpm com gasolina e 139 cv a 6.500 com álcool
Torque: 17,3 kgfm a 4.800 rpm (G) / 17,4 kgfm a 5.000 (A)rpm
Transmissão: manual de seis marchas ou automática tipo CVT
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo com barra de torção na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD
Rodas: aço aro 17″ na LX MT / alumínio aro 17″ nas demais
Peso em ordem de marcha: 1.265 kg (MT)/ 1.270 kg (CVT)
Capacidades: porta-malas 437 litros e 1.100 lts(rebatidos), tanque 51 lts Dimensões: comprimento 4.294 mm, largura 1.772 mm, altura 1.586 mm, entre-eixos 2.610 mm